ABSURDO

VÍDEO: Menina autista é brutalmente agredida e deixada seminua por colegas de escola em SP

Situação absurda foi registrada na Escola Estadual Maria Matilde Castein Castilho, no interior do estado

Funcionárias da escola só conseguiram separar as alunas após dois minutos de agressão.Créditos: Arquivo Pessoal
Escrito en BRASIL el

Uma cena absurda foi registrada na manhã desta terça-feira (26) na Escola Estadual Maria Matilde Castein Castilho, em Glicério, no interior de São Paulo: uma adolescente autista, de 15 anos, foi brutalmente agredida por duas colegas de classe. As agressoras, também adolescentes, desferiram socos nas costas da vítima, puxaram seus cabelos e a despiram parcialmente, deixando-a seminua em frente aos demais alunos.

As imagens, obtidas pela TV TEM, mostram as três alunas conversando no corredor da escola. Em determinado momento, uma discussão se inicia e rapidamente se transforma em uma agressão descontrolada. A vítima é arrastada pelos cabelos, recebe socos e chutes e tem sua blusa arrancada por uma das agressoras. Em vez de se revoltarem, os estudantes presentes apoiaram o bullying

Ainda de acordo com a afiliada, a briga não foi um caso isolado. Em apenas duas semanas, a escola já havia registrado três brigas. A mãe da vítima, Márcia Rocha, relata que ia buscar a filha na escola e não conseguiu tirá-la da confusão. “Eu vendo aquela cena dói. Eu não pude fazer nada, nada. Eu vi tudo e me senti impotente, porque eu queria entrar, eu queria ter conseguido salvar a minha filha.”

“Depois eu invadi a escola e consegui entrar, quando eu cheguei lá, eu vi ela com a mão no coração, segurando a roupa e chorando muito”, diz. Segundo Márcia, a filha passa por tratamento neurológico e tem espectro autista. “Ela vem fazendo tratamento mental. Eles veem o mundo diferente de nós e a escola está ciente disso”, reitera ela.

Após a agressão, a vítima foi levada à unidade de saúde, onde recebeu atendimento médico. A Polícia Militar foi acionada e registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal. Agora, segue na investigação do caso para apurar as responsabilidades e tomar as medidas cabíveis. 

O que diz a Secretaria

A Secretaria Estadual de Educação, em nota oficial, repudiou a violência e lamentou o caso. A pasta informou que as estudantes envolvidas na agressão acompanharão as aulas remotamente nesta semana, após determinação do conselho escolar. Além disso, informa que três funcionárias apartaram o conflito e que a vítima receberá acompanhamento psicológico por um profissional do programa Psicólogos nas Escolas. Já a Diretoria de Ensino de Birigui designou um supervisor para apurar a conduta dos servidores envolvidos no caso.

“A equipe do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar (Conviva SP) acompanha o caso e irá implementar estratégias de conscientização sobre conflitos e cultura de paz na unidade escolar. A Ronda Escolar e o Conselho Tutelar também foram acionados”, informa o comunicado.

*Com informações de TV Tem, afiliada da TV Globo em São José do Rio Preto e Araçatuba