Técnica do Rio Branco pede demissão após contratação do goleiro Bruno: “Nunca será só futebol”

Rose Costa anunciou a demissão nas redes sociais e disse que descobriu sobre a contratação por meio da imprensa

A técnica da equipe feminina do Rio Branco, time de futebol do Acre, Rose pediu demissão após o time anunciar a contratação de Bruno Fernandes, conhecido simplesmente por “goleiro Bruno”. O atleta foi condenado condenado e preso em 2010 por planejamento e participação no sequestro e assassinato de Eliza Samúdio.

“Nunca foi e nunca será só futebol”, escreveu a técnica Rose Costa nas redes sociais. Bruno está desde o ano passado cumprindo pena em regime semiaberto.

Costa treinava a equipe feminina do time e afirmou que entendia a decisão da direção no sentido de tornar o time competitivo, mas não poderia continuar.

No seu perfil do Instagram, a técnica anunciou a saída e justificou a decisão. “Preciso respeitar a minha história e minhas crenças de que educamos pelo exemplo, e no esporte de rendimento, atletas são figuras públicas, e socializam e influenciam comportamentos”, escreveu. “Meu humilde entendimento é que essa oportunidade dada ao Goleiro Bruno, em nossa amada equipe, legitima a ineficiência das leis em nosso país, socializa ainda mais a impunidade aos feminicidas e por fim, macula a imagem de nossa equipe”, completou.

https://www.instagram.com/p/CDMPXTwBgO_/?utm_source=ig_web_copy_link

Em entrevista ao Uol, a treinadora afirmou que soube da contratação de Bruno por meio da imprensa. “Tenho obrigação de ser um exemplo para as minhas atletas, e esse é o melhor exemplo que posso dar. Estou com a consciência tranquila”, disse.

Após a repercussão da publicação, Costa ainda fez um novo post comentando sobre como o acontecido a fez perceber “a perpetuação da discriminação da mulher no cenário futebolístico”. “Ser mulher e ser profissional, em qualquer área, aqui especificamente no futebol tem conotação de ‘menos’. Menos capacidade, menos experiência, menos qualidade, menos liderança. Quando na verdade o que se tem é menos oportunidade”, afirmou.

https://www.instagram.com/p/CDPO0Mchn3X/?utm_source=ig_web_copy_link
Avatar de Gabriella Sales

Gabriella Sales

Estudante de Jornalismo na ECA-USP e estagiária da Fórum.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR