Brasil

Vaticano afasta responsável pelo Mosteiro de São Bento após denúncias de pedofilia

Jovens relataram ao Fantástico que eram vítimas de abusos sexuais que iam desde assédios verbais até toques. Caso é investigado pelo Ministério Público

Compartilhar

As denúncias de assédio feitas por jovens a religiosos do Mosteiro São Bento, um dos mais tradicionais de São Paulo, chegaram até o Vaticano. Segundo reportagem veiculada pelo Fantástico neste domingo (5), a sede da Igreja Católica afastou o abade responsável pelo mosteiro e colocou um interventor no comando do local.

Os crimes foram relatados em 2019 por duas vítimas e são investigados pelo Ministério Público, que determinou o prosseguimento de uma ação penal contra os monges Rafael Bartoletti, conhecido como irmão Hugo, Marcílio Miranda Proença, chamado de Dom Francisco, Josiel Amaral e Dom João Batista. Dom Francisco morreu em 2020 de Covid-19.

Os assédios iam desde verbais e por mensagens de texto até toques. Um dos jovens relatou que os abusos começaram quando ele tinha apenas 16 anos e o sonho de ser seminarista. O primeiro a assediá-lo foi Irmão Hugo.

“Ele veio na minha direção e começou a me forçar pra baixo para um ato de sexo oral. Eu tirei a mão dele, aí eu fiquei um pouco nervoso, falei pra ele que queria sair de lá, queria voltar pra onde estavam os outros meninos, e ele foi e falou: ‘calma’. Abriu a porta, e me levou de volta”, contou o jovem.

Outro rapaz que trabalhava como alfaiate foi vítima dos abusos quando tinha 17 anos. Por troca de mensagens, Irmão Hugo o assediou com elogios, pedidos inapropriados e até mesmo enviou uma foto sem camisa. Ele alegou que pediu ajuda ao monge Marcílio Miranda Proença, chamado de Dom Francisco, mas que, em vez de tomar providências, o sacerdote também passou a assediá-lo.

“Eles tentavam tocar na gente e depois falavam que era sem querer. E os irmãos, eles tinham uma brincadeira de falar que eu era a empregada, eles usavam sempre no feminino, empregada… como eu sou nordestino, eles me chamavam, a nordestina, então eles faziam muito dessas piadinhas”, relatou a vítima, que tentou suicídio após os abusos.

Em nota enviada ao Fantástico, o Mosteiro de São Bento afirmou que os acusados foram afastados e respondem perante a lei civil e à Justiça eclesiástica. A instituição religiosa também disse que repudia os desvios de conduta, manifestou tristeza e solidariedade e pediu desculpas às vítimas e seus familiares. A defesa de Rafael Bartoletti não comentou o caso, mas afirmou à TV que o monge comprovará a inocência. Os outros acusados não quiseram se manifestar na reportagem.

Notícias relacionadas

Este post foi modificado pela última vez em 6 dez 2021 - 07:11 07:11

Carolina Fortes

Repórter colaborativa no site Emerge Mag e antiga editora-assistente no site da Jovem Pan. Ex-repórter no site Elástica. Formada em jornalismo e faz a segunda graduação em Letras na Universidade de São Paulo (USP). Acredita no jornalismo como forma de impacto social e defende maior inclusão e representatividade.

Por
Carolina Fortes

Última hora

  • Brasil

Justiça determina que Sara Giromini pague R$ 15 mil de indenização a antropóloga

Ex-bolsonarista tem duas semanas para acertar as contas com a acadêmica Débora Diniz, a quem…

23 jan 2022 - 22:54
  • Brasil

Entusiasta da violência policial, Eduardo Bolsonaro se indigna com abordagem a “atiradores”

Deputado de extrema direita é defensor incondicional das policiais e de ações violentas por parte…

23 jan 2022 - 22:27
  • Brasil

VÍDEO: PM bate no rosto de mulher em Porto Seguro (BA)

Policial agrediu jovem em público, mesmo sendo filmado, no sul da Bahia. Imagens geraram indignação…

23 jan 2022 - 21:37
  • Política

Recorde histórico: Bolsonaro repassou R$ 25,1 bilhões a parlamentares do Centrão em 2021

Para "governar", presidente extremista empenhou maior volume do Orçamento de todos os tempos para redutos…

23 jan 2022 - 20:48
  • Debates

Lula avança – Por Aloizio Mercadante

Conforme Lula consolida sua vitória e amplia a vantagem em todas as pesquisas, há um…

23 jan 2022 - 19:30
  • Cultura

25ª Mostra de Cinema de Tiradentes: Chico Diaz em berço esplêndido de criação – Por Filippo Pitanga

Repleta de filmes inéditos e exclusivos, de lançamento mundial, a ditar tendências e diálogos de…

23 jan 2022 - 19:16