JORNALISMO DE DADOS

Data Fórum: Comunidade de Lula perde de novo para a de Bolsonaro que comemora compra do Twitter por Elon Musk

Presidente também seguiu à risca estratégia revelada pela cantora Anitta e ironizou desfile da Rosas de Ouro; confira análise das redes

Créditos: Montagem/Reprodução
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A análise do Twitter desta segunda-feira (25) feita pela plataforma de monitoramento de redes da Revista Fórum, a Data Fórum, mostra que a comunidade formada pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu 46% de postagens monitoradas, o maior volume entre os pré-candidatos. O levantamento reuniu 457.378 publicações públicas com menções aos presidenciáveis.  

Na comunidade bolsonarista, o destaque foi a compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk, comemorada pelos apoiadores do presidente, que acreditam que serão beneficiados. "Com a queda do algoritmo, vai ficar claro que apenas perfis de direita tinham alcance limitado. Eu só quero ver a turminha do Lula chorando, escreveu Kim D. Paim, apoiador de Bolsonaro, e a segunda maior autoridade da rede na comunidade bolsonaristas (o segundo mais retuitado).

Em resposta ao desfile da escola Rosas de Ouro, Bolsonaro compartilhou o vídeo de sua imitação sendo vacinado por uma drag queen e virando jacaré com um "kkkk". Ele seguiu à risca a estratégia revelada pela cantora Anitta, tentando fazer ele passar como o "cara maneirão, boa praça"

O grupo lulista deu atenção à denúncia feita pelo The Intercept de que Fabrício Queiroz teria movimentado uma conta de um coronel do Exército e os ataques dos militares ao ministro Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF), e conseguiu alcançar 28% do volume total de postagens.  

A comunidade formada por perfis de fora do espectro político partidário novamente foi positiva ao ex-presidente Lula e negativa ao Bolsonaro. A novidade foi a referência negativa a Ciro Gomes: “Eu votei no Ciro em 2018 e com pouco esforço o Ciro afastou meu voto nele”, postou o perfil Matheus Agostin, conseguindo bom engajamento. 

Bolsonaristas (azul) - 46%
A comunidade bolsonarista festejou a compra do Twitter por Elon Musk. Um tweet afirma que, com Musk haverá  a "queda do algoritmo", e ficará claro que perfis de direita eram limitados na Plataforma. Bolsonaro debochou do desfile da Rosas de Ouro, que representou o presidente virando jacaré. Houve menção às falas do presidente sobre a polêmica com o STF, em sua passagem por Ribeirão Preto - SP. 

Tuíte mais compartilhado

 

Lulistas (laranja) - 28%
Lula fez tuite falando sobre recuperação do padrão de vida que havia nos seus governos. A denúncias de irregularidades e crimes no governo Bolsonaro obtiveram bom engajamento, com destaque para o militar que teve contas bancárias movimentadas por Fabrício Queiroz, publicada pelo The Intercept. Repercutiu bastante o desentendimento entre o STF e as Forças Armadas e a denúncia na ONU da graça concedida ao Daniel Silveira. 

Tuite mais compartilhado

Protagonismo independente (lilás) - 9%
Este agrupamento caracterizou-se por perfis independentes de correntes político-eleitorais mais estritas. As temáticas são variadas, mas sempre eivadas de bom humor. Críticas ao Bolsonaro e Ciro Gomes, bem como mensagens elogiosas ao governo Lula estiveram entre os destaques. 

Ciristas (verde) - 5%
A comunidade cirista destacou a fala da Simone Tebet sobre a intenção de agregar Ciro Gomes num movimento por uma chapa única da 3ª via. Ciristas repercutiram bastante a pesquisa do BTG em que Ciro atingiria dois dígitos e venceria Bolsonaro num eventual segundo turno entre ambos.

Lavajatistas / Tucanos (vinho) - 3%
Lavajatistas criticaram Bolsonaro por fazer campanha em Ribeirão Preto em plena segunda-feira. João Doria foi agregado nesta comunidade convidando o internauta para assistir uma peça de sua campanha. Moro foi colocado como alternativa da 3ª via e foi realizada mais uma vez campanha pelo voto nulo.

Metodologia

O estudo considera dados coletados a partir de termos de busca específicos recolhidos junto à API do Twitter em determinado período. Os dados (todos públicos) são submetidos a algoritmos de clusterização e ranqueamento, tendo como base as relações de retweets entre os usuários. Neste sentido, são formadas comunidades e atribuídos graus de relevância aos atores de rede, obedecendo aos critérios algorítmicos a que os dados foram submetidos.