ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Encontro de Bolsonaro com Elon Musk fura a bolha bolsonarista

Enquanto ciristas e lavajatistas se aproximam pelo antipetismo, Ciro é criticado pelo fiasco do debate com Gregório Duvivier

DataFórum: Encontro de Bolsonaro com Elon Musk fura a bolha bolsonarista.Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en TECNOLOGIA el

DataFórum desta segunda-feira (23) mostra que o encontro do presidente Bolsonaro (PL) com o empresário Elon Musk furou a bolha bolsonarista e obteve grande alcance a partir de um tweet em que o mandatário federal cumprimenta o dono da Tesla. A publicação foi compartilhada por muitas pessoas que não fazem parte da comunidade de apoio ao presidente no Twitter. 

Os grupos lulistas concentraram a sua estratégia no novo escândalo do governo Bolsonaro, o chamado "Bolsolão do Lixo", que veio à tona neste final de semana e revela a compra de caminhões de lixo com indícios de superfaturamento com a utilização de emendas parlamentares. 

O debate entre Ciro Gomes (PDT) e o ator Gregório Duvivier permaneceu em discussão no Twitter e continuou a gerar menções negativas ao presidenciável do PDT. 

Foram analisados 405.833 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite', 'Simone Tebet' e 'Doria'. 

 


Bolsonaristas atacam Paola Carosella 

 

O destaque da comunidade bolsonarista foi o ataque à Paola Carosella, por ter afirmado que o eleitor bolsonarista “ou é escroto ou é burro”.

Houve convocação de boicote aos restaurantes da chef. Ciro Gomes foi citado de maneira negativa, afirmando que ele conhecia as “sujeiras” dos governos do PT e não havia dito nada antes. Foi divulgada uma informação de que Lula paga R$ 20 mil de aluguel em um imóvel no Alto de Pinheiros.

 

"Bolsolão do Lixo"

 

O assunto mais comentado pelos lulistas foi o “Bolsolão do Lixo”, sobre repasses de recursos do orçamento secreto para aquisição de caminhões de lixo, muitos deles superfaturados.

Lula compartilhou um vídeo com o seu advogado Cristiano Zanin explicando por que o ex-Presidente é inocente e o assunto também foi abordado em outros tweets de grande alcance.

 

O encontro de Bolsonaro com Elon Musk

Comunidade formada em torno do perfil oficial de Bolsonaro, que se descolou da comunidade formada por seus apoiadores. O destaque foi o tweet do Presidente com uma foto com Elon Musk, que obteve grande engajamento e foi compartilhado por pessoas que não participam da comunidade bolsonarista tradicional.

 

Outro destaque foi a participação de Bolsonaro na Marcha para Jesus.

 

Antipetismo une ciristas e lavajatistas 

 

Ciristas e lavajatistas compuseram a mesma comunidade. O alvo preferencial dos destaques é Lula, com Deltan Dallagnol comemorando que em 2017 Lula foi denunciado pela Lava Jato pela primeira vez.

Ciro não fala de Lula diretamente, mas destaca postagem que elenca motivos para votar nele, e não em Lula, no primeiro turno.  


Progressistas criticam visita de Elon Musk ao Brasil 

A comunidade fez críticas à visita de Elon Musk e seu encontro com Bolsonaro. O destaque dado, em tom irônico, referiu-se às intenções dos dois em relação à educação.

Ciro Gomes também é criticado por sua estratégia desastrosa no debate com Gregório Duvivier. Os destaques positivos tiveram Lula como referência. Em um deles, Luisa Sonza faz o L de Lula. Em outro, artistas apoiadores de Lula são comparados aos que apoiam Bolsonaro.