ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Ciristas e lavajatistas se unem aos grupos bolsonaristas para atacar Lula

Declaração do ex-presidente sobre ter pedido a libertação dos sequestradores de Abílio Diniz foi o principal assunto de seus adversários no Twitter

DataFórum: Ciristas e lavajatistas se unem aos grupos bolsonaristas para atacar Lula.
Escrito en TECNOLOGIA el

DataFórum desta segunda-feira (20) revela que a fala do ex-presidente Lula (PT) sobre ter pedido ao também ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), em 1998, que libertasse os sequestradores do empresário Abílio Diniz uniu todos os seus adversários em um mesmo discurso para atacá-lo. 

Dessa maneira, ciristas, lavajatistas e bolsonaristas adotaram o mesmo discurso no Twitter para atacar o pré-candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva. Os três grupos buscaram relacionar o ex-presidente e o seu partido ao crime organizado. 

Entre os grupos lulistas a homenagem do cantor e compositor Nando Reis a Bruno Pereira e Dom Phillips, que foram assassinados no Vale Javari (AM), teve forte repercussão. 

Foram analisados 575.413 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.


Bolsonaristas relacionam Lula com o crime organizado 

 

Bolsonaro divulgou motociata em Manaus, mas também teve destaque o tweet em que o Presidente ataca o jornalista Ricardo Noblat. 

Repercutiu no grupo a fala de Lula sobre ter solicitado a Renan Calheiros a revisão da pena dos sequestradores do empresário Abílio Diniz.

 

Homenagem de Nando Reis a Bruno Pereira e Dom Phillips gera comoção 

 

O tweet de maior repercussão neste agrupamento foi do Nando Reis, que lamentou a política ambiental do governo Bolsonaro, e Lula também abordou o assunto falando sobre a morte de Chico Mendes, que não acabou com a sua luta. 

Bolsonaro foi retratado como falso Cristão e repercutiu vídeo da Família Passos ironizando o hábito do Presidente de colocar nos outros a culpa pelos seus erros.

 

Comunidade pop permanece anti-Bolsonaro 

 

A comunidade de cultura pop mais uma vez se revela pró-Lula e anti-Bolsonaro. Tiradas de humor e sarcasmo fazem parte do arcabouço narrativo desta comunidade. 

 


Ainda houve espaço para defesa de Felipe Neto, que processou uma pessoa que fez uma montagem com sua foto, na qual mostrava o youtuber como se estivesse comemorando o assassinato de George Floyd.

 

Ciristas e lavajatistas se unem para atacar Lula 

 

Ciristas e lavajatistas juntaram-se mais uma vez neste agrupamento. Centraram suas críticas no Lula e na questão da segurança pública. A fala de Lula sobre os sequestradores de Abílio Diniz foi o destaque principal, com comparações entre Lula e Bolsonaro e repúdio à tese da falsa simetria entre os dois. 

A questão da segurança é trazida quando se coloca Lula como defensor de bandidos, relacionando-o à fala sobre a não punição de ladrões de celular.