ELEIÇÕES 2022

DataFórum: "PEC do desespero" e "menina que fez o L" no Silvio Santos são destaques no Twitter

O levantamento também mostra que os grupos bolsonaristas permanecem em silêncio sobre os escândalos de corrupção no Ministério da Educação

DataFórum: "PEC do desespero" e "menina que fez o L" no Silvio Santos são destaques no Twitter.
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta sexta-feira (01) revela que a PEC 16, que foi apelidada nas redes de "PEC do Desespero", foi um dos principais assuntos entre os grupos lulistas. 

As comunidades de apoio ao ex-presidente Lula destacaram o caráter eleitoreiro da "PEC do Desespero" que, aprovada nesta quinta-feira (30) pelo Senado, modifica a Constituição para permitir a criação de novos programas sociais, bem como aumentar o valor daqueles que já existem, a exemplo do Auxílio Brasil, que vai passar de R$ 400 para R$ 600.  

Letícia, a meninas que fez o L de Lula no programa Silvio Santos, continuou em destaque no Twitter nas comunidades pop pró-Lula. Cabe destacar que, a comunidade pop somada à comunidade lulista obtiveram 46% das menções. 

No campo da extrema direita, formada principalmente por apoiadores de Bolsonaro (PL), o silêncio sobre os escândalos de corrupção no Ministério da Educação se manteve. Porém, estes grupos têm utilizado a entrevista do presidente ao jornalista da Fox, Tucker Carlson, como forma de cavar pauta positiva e trabalhar com o discurso de que o atual mandatário do Brasil possui alguma relevância no cenário internacional. 

Outro fato curioso detectado por este levantamento DataFórum é que os ciristas, lavajatistas e "tebetistas" ou apoiadores de Simone Tebet, a pré-candidata do MDB à presidência da República, formam uma mesma comunidade, que podemos classificar como "a 3ª via no Twitter". 

Foram analisados 536.864 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

Bolsonaristas engajam entrevista do presidente a Tucker Carlson, da Fox 

 

A entrevista do presidente Bolsonaro ao jornalista norte-americano Tucker Carlson continuou sendo um assunto com muito engajamento, além da visita a Campo Grande noticiada pelo próprio Bolsonaro.

 Repercutiram fotos com o preço da gasolina mais barato. Kim Paim criticou a Globo por citar o assédio sexual praticado pelo ex-presidente da Caixa, divulgando uma notícia sobre Marcius Melhem. 

Ainda houve ataques ao Lula por propor a regulação dos meios de comunicação.

 

Lulistas criticam PEC 16 

 

Neste grupo a PEC 16, que libera a utilização de recursos públicos às vésperas das eleições, foi alvo de diversas críticas e um dos principais destaques. 

Ainda continuou repercutindo o escândalo sexual envolvendo o Pedro Guimarães. 

 

Foi bastante disseminado o vídeo que Bolsonaro pergunta o que falta para sermos felizes e alguém na plateia grita “Lula”.

 

 

 

Menina que fez o L de Lula no SBT é destaque na comunidade pop 

 

Grande destaque nesta comunidade foi a menina que fez o L de Lula num programa do SBT, cujo dono, Silvio Santos, é aliado de Bolsonaro e seu genro ministro do Presidente. 

É revelado que a Letícia foi proibida de voltar ao SBT, mas que ganhou a oferta de participação na propaganda eleitoral do PT.

 

Ciristas e lavajatistas se unem em torno de Simone Tebet

 

O agrupamento ciro-lavajatista se formou mais uma vez e trouxe também Simone Tebet, que atacou Lula por seu posicionamento em relação ao presidente da Caixa, acusado de assédio. Simone afirmou ser Lula machista por sua declaração sobre o caso. 

Danilo Gentili afirma ter um Gabinete do Ódio petista agindo nas redes e cobra apuração por parte da imprensa.