ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Apoio de Anitta a Lula divide opiniões entre lulistas

Bolsonaristas repercutem hostilização a caminhada de Marcelo Freixo e afirmam que o “povo” rejeitou o pré-candidato

DataFórum: Apoio de Anitta a Lula divide opiniões entre lulistas.Créditos: Reprodução/Twitter Anitta
Escrito en TECNOLOGIA el

Pesquisa DataFórum desta segunda-feira (18) revela que a declaração da cantora Anitta de apoio a Lula formou uma grande comunidade de cultura pop favorável ao pré-candidato do PT à presidência da República. 

Mas, a declaração de Anitta, que desautoriza o PT e seus respectivos candidatos a utilizarem a sua imagem dividiu opiniões. Uma parcela da comunidade de apoio a Lula não gostou do posicionamento da cantora sobre o PT e também criticaram o excesso de exposição do apoio a ela. 

O resultado do inquérito sobre o assassinato do guarda municipal e dirigente petista Marcelo Arruda pelo agente penal e militante bolsonarista Jorge Guaranho causou indignação nas comunidades progressista, pois, a polícia descartou a motivação política para o crime, apesar de várias testemunhas terem afirmado que o homem gritou por inúmeras vezes o nome do presidente Bolsonaro. 

A comunidade bolsonarista usou as imagens da motociata do presidente Bolsonaro (PL), em Fortaleza (CE), para voltar a atacar os institutos de pesquisa e afirmar que as pesquisas sobre intenção de voto são falsas. 

 

Foram analisados 649.664 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

Bolsonaristas atacam pesquisas eleitorais 

 

Bolsonaro e apoiadores divulgaram motociata em Fortaleza, alegando que as motos comprovam que as pesquisas de opinião são falsas. Repercutiu a hostilização de bolsonaristas ao Freixo, sobre o qual afirmam que o “povo” rejeitou o pré-candidato. 

 

 

 

Também circulou imagens de uma encenação da morte de Bolsonaro, captada para um filme de ficção. Também foi divulgado um vídeo antigo do Lula no qual ele não se posiciona de maneira favorável à transposição do São Francisco.


Apoio de Anitta a Lula divide opinião entre lulistas 

Haddad publicou que foram fechadas 800 bibliotecas públicas e Leonel Radde denunciou ameaça de bolsonaristas à família dele. Teve destaque o apoio do Juninho Pernambucano e da Anitta ao Lula, que foi destaque em diversos tweets. 

 

Lula divulgou imagem com a sua famosa toalha e foram disseminadas mensagens pedindo paz na política.

 

Comunidade pop critica postura de Anitta em relação ao PT 

 

Os destaques desta comunidade fazem críticas à postura de Anitta em relação ao PT. Com vários atores verificados, a cantora foi criticada por afirmar não permitir a associação de sua imagem ao Partido nem aos candidatos proporcionais do PT. 

 

Argumentaram principalmente que Lula, mesmo eleito, dependerá de um Congresso de apoiadores para poder governar e reverter os males causados pelo bolsonarismo.


Ciro Gomes aposta em discurso religioso 

 

Cisristas e lavajatistas compuseram este agrupamento por perfil de interações. Moro criticou duramente a Folha de São Paulo por uma crítica em editorial contrária à candidatura do ex-ministro ao cargo de senador pelo Paraná. 

Criticaram também o fato de jovens eleitores só terem contato com a história através de professores que estariam falseando-a favoravelmente a Lula e reescrevendo a história do Mensalão. 

Ciro investiu em postagem em tom religioso, na chave da alternativa à polarização. Houve ainda elogio ao site de Ciro Gomes por sua suposta clareza e ideias.