ELEIÇÕES 2022

DataFórum: militância bolsonarista ignora reunião de Bolsonaro com embaixadores e centra ataques ao STF

Entre as comunidades progressistas, o discurso adotado foi o de rebater as fakes news do presidente sobre as urnas eletrônicas

DataFórum: militância bolsonarista ignora reunião de Bolsonaro com embaixadores e centra ataques ao STF.
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta terça-feira (19) revela que o encontro do presidente Bolsonaro (PL) com os embaixadores, onde ele lançou dúvidas sobre o processo eleitoral e colocou em dúvida a confiabilidade das urnas eletrônicas, não empolgou a sua militância digital. 

Porém, a aparente falta de engajamento da comunidade bolsonarista em torno do encontro de Bolsonaro com os embaixadores revela que a estratégia desta comunidade, pelo menos por hora, é centra ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e no vínculo do PT com o narcotráfico. 

Além disso, a comunidade bolsonarista retomou com força os ataques à figura do ministro Alexandre de Moraes que, nesta segunda-feira (18) proibiu parlamentares bolsonaristas de compartilharem em suas redes fake news que associam o PT, o Primeiro Comando da Capital (PCC) com a morte de Celso André. Com isso, a comunidade bolsonarista ficou com 42% das menções no Twitter. 

Na comunidade lulista a reunião de Bolsonaro com os embaixadores foi a pauta dominante. Os perfis que compõem este agrupamento adotaram a estratégia de desmontar as mentiras apresentadas pelo presidente no encontro com os diplomatas. Os lulistas ficaram com 37% das citações no Twitter. 

Foram analisados 836.621 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

Bolsonaristas voltam a atacar ministro Alexandre de Moraes 

 

O bolsonarismo aproveitou a decisão de Alexandre de Moraes de proibir a divulgação das fake news relacionando o PT ao PCC para tentar atrair mais atenção ao assunto, reafirmando de maneira indireta as informações falsas. 

Também repercutiu, mas com pouca intensidade, a reunião do Presidente com 50 embaixadores, para desacreditar o processo eleitoral brasileiro.

 

 

Lulistas criticam reunião de Bolsonaro com embaixadores 

 

Quase todos os principais destaques da comunidade abordaram o fiasco da reunião de Bolsonaro com 50 embaixadores, na qual ele repetiu mentiras e teses fantasiosas para tentar desacreditar o processo eleitoral no Brasil. 

Diversas postagens desmentiram as falas do Presidente, outras lembram que ele e seus familiares já foram eleitos 19x com urnas eletrônicas. Também teve repercussão a reação do Fachin às falas do Presidente.

 

 

Comunidade pop brinca com participação de Anitta no debate eleitoral 

 

Fortemente centrada em comentadores de entretenimento, esta comunidade traz como destaques postagens bem humoradas sobre o universo da cultura pop e sua relação com os candidatos. 

Sempre em tom mais favorável para o Lula e com fortes críticas a Bolsonaro, dessa vez também Ciro é destacado em postagem jocosa sobre um bebê que seria parecido com ele. Ainda foi explorada a contradição entre se gostar de rap e votar em Bolsonaro. 

 

 

Moro realiza ataques contra a chapa Lula/Alckmin 

 

Ciristas, lavajatistas e o presidenciável do Partido Novo compuseram este agrupamento por perfil de compartilhamento. Moro atacou o PT com foto de Lula e Alckmin com integrantes do Partido. 

Ciro e Felipe D`Ávila destacaram o encontro de Bolsonaro com embaixadores, afirmando ser o único a contestar a lisura do processo eleitoral que já o elegeu e que comete vários crimes de responsabilidade ao fazê-lo.