ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Comunidade pop se consolida e ajuda lulismo a superar bolsonaristas no Twitter

Com tese das urnas eletrônicas, bolsonaristas furam a bolha e mobilizam debate na imprensa e na sociedade

DataFórum: Comunidade pop se consolida e ajuda lulismo a superar bolsonaristas no Twitter.
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quinta-feira (21) mostra que a comunidade pop pró-Lula tem se consolidado como um grupo constante de participação e incidência no debate eleitoral no Twitter. Além disso, este agrupamento, que não é necessariamente petista, mas está no campo de apoio ao ex-presidente Lula, ajuda o lulismo a aumentar a sua força e alcance nas redes sociais. 

A consolidação da comunidade pop em torno da pré-candidatura de Lula é algo que tem sido captado pelas últimas pesquisas DataFórum. Tal grupo ganhou ainda mais força quando a cantora Anitta se somou aos perfis pops de apoio à eleição do candidato petista à presidência da República. Neste levantamento, juntos, comunidade pop e lulistas, obtiveram 48% das menções no Twitter. 

Outra questão importante a se destacar é a influência que os perfis pops têm sobre a linguagem adotada pela campanha de Lula no Twitter: temas sérios e densos que passam a ser abordados com estética contemporânea e que dialoga com o público mais jovem e assíduo das redes sociais. Isso envolve usar ícones da cultura pop atual, bem como músicas em destaque nas plataformas de streaming. 

Já no campo da comunidade bolsonarista, os principais temas foram: as "teses" de Bolsonaro sobre supostas fraudes nas urnas eletrônicas apresentadas em reunião com os embaixadores e fakes news sobre uma fantasiosa histórica relação do Partido dos Trabalhadores com o narcotráfico. 

Cabe destacar que, ainda que a reação à reunião de Bolsonaro com os embaixadores tenha sido negativa, a comunidade de apoio ao presidente conseguiu furar a bolha a pautar os debates na imprensa e na sociedade. Este agrupamento obteve 40% das citações no Twitter. 

O lavajatismo não formou comunidade e o cirismo, agrupamento de apoio ao pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT), obteve apenas 4% das menções. 

Foram analisados 768.949 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.


Bolsonarismo fura a bolha com fake news das urnas eletrônicas 

 

O bolsonarismo voltou a se concentrar em duas temáticas: associação do PT com bandidos e a questão das supostas fraudes no processo eleitoral brasileiro. Sem citar expressamente o partido para criar a narrativa de que estão sendo censurados, o próprio Bolsonaro se destacou ao afirmar que os bandidos têm Lula e o PT como aliados e ele como inimigo.

Já a narrativa sobre fraudes nas urnas eletrônicas continuou a ser construída, com alegações de que várias pessoas que criticaram Bolsonaro por levantar suspeitas, já levantaram suspeitas sobre as urnas em algum momento do passado. 

 


Crimes na Caixa e urnas eletrônicas predominam entre os assuntos dos lulistas 

 

Não existe um foco determinado na comunidade lulista. Os destaques começaram pela constatação de que vários envolvidos em resolução de crimes envolvendo o bolsonarismo acabam morrendo no decorrer das investigações. O último, neste sentido, foi o diretor da Caixa. 

A temática da fraude nas eleições se fez presente. Uma internauta argumentou que se as urnas fossem frágeis, como alega o bolsonarismo, os mesmos já estariam prontos para fraudá-las. Lula destacou sua parceria com Alckmin citando Paulo Freire. 

 

 

Comunidade pop debocha da redução no preço dos combustíveis 

 

A comunidade de cultura pop repercutiu bastante a temática dos preços dos combustíveis. Em tom sarcástico falaram que se Lula subir mais 5 pontos nas pesquisas o preço cai ainda mais. 

O astro Roger Waters apareceu saudando Lula em um vídeo. Manu Gavassi também mereceu destaque declarando voto em Lula.

 


Lançamento da candidatura de Ciro Gomes é destaque entre ciristas 

 

A comunidade cirista teve como destaque o lançamento da candidatura de Ciro Gomes ao Planalto. 

Outros tweets relevantes falaram sobre as propostas do candidato e tentaram chamar a atenção para a ação de redes, que se deu junto com o evento.