ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Linguagem humorada dos lulistas contrasta com discurso de ódio dos bolsonaristas

Na convenção do PL, o presidente Bolsonaro convocou ato para o dia 7 de setembro e voltou a atacar os ministros do STF

DataFórum: Linguagem humorada dos lulistas contrasta com discurso de ódio dos bolsonaristas.
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Levantamento DataFórum desta segunda-feira (25) mostra que o tom bem-humorado das comunidades lulistas e pop contrasta com o discurso de ódio das hostes bolsonaristas. 

Além disso, a pesquisa também mostra que o tom o de esperança tomou conta do Twitter entre domingo (24) e esta segunda-feira (25) com a campanha "Faltam 70 dias" para a realização do primeiro turno das eleições deste ano. 

As famosas "toalhas do Lula" voltaram a ser tema das redes com o vídeo de um vendedor que ostenta uma lousa com o ranking das toalhas mais vendidas e mostras que a do ex-presidente Lula é, de longe, a mais vendida. A comunidade Lulista, somada a pop, obteve 47% das menções do Twitter. 

Entre os grupos de apoio ao presidente Bolsonaro predominou o discurso de ataques aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Motivados pelo discurso do presidente durante a convenção do PL, realizada neste domingo (25), e que o sagrou candidato à reeleição. Também teve destaque as mobilizações para o 7 de setembro. As hostes bolsonaristas ficaram com 42% das citações. 

Os lavajatistas, como tem sido regra, não formaram comunidade. Os ciristas, por sua vez, tiveram apenas 2% das menções analisadas no Twitter. 

Foram analisados 654.508 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 


Bolsonaristas elegem STF como principal inimigo 

 

Bolsonaro publicou mais uma vez sobre a transposição do Rio São Francisco e um assassinato ocorrido na Bahia foi divulgado com questionamento se haveria sido crime político, pois a vítima estaria usando uma camiseta do Bolsonaro.

Também foi destaque a convocação de Bolsonaro para 7 de setembro, em conjunto com ataques ao STF. Bolsonaro continua se apropriando dos eventos “Marcha para Jesus” como se fossem atos da sua campanha.

 


Proximidade do primeiro turno engaja lulistas no Twitter 

 

Na comunidade lulista bombou um vídeo do Thiago Brasil ensinando a bloquear propagandas pagas do PL no YouTube e foi destaque a campanha “faltam 70 dias” com diversas mensagens de esperança na vitória do Lula. 

 

Também repercutiu o “DataToalha”, com vendedores de rua constatando que a toalha do Lula vende mais do que a toalha do Bolsonaro e também teve bom engajamento a foto do Arthur Lira como cabo eleitoral do Bolsonaro. 

 


Comunidade pop debocha da convenção do PL 

 

Os destaques desta comunidade foram para a convenção do PL e para seu suposto fracasso de público. O PL, em dias anteriores, gastou muito em propaganda sobre a convenção no YouTube. Esta ação foi denunciada e foram coordenadas ações no sentido de garantir o bloqueio de tais anúncios. 

 

O próprio investimento feito pelo partido foi visto como ação contra o possível fracasso do evento, motivado por outra ação de perfis de cultura pop que se engajaram em reservar falsamente os ingressos para a convenção.  

 


Ciristas ficam isolados nas redes e na política orgânica 

 

Ciristas ficaram isolados neste levantamento com argumentações que firmaram Ciro como único que não tem alianças com personagens polêmicos do cenário político.

Ciro também é apresentado em imagem destacada de gosto estético duvidoso onde aparece como personagem central do legado do brizolismo e com outros elementos que tentam consolidar sua imagem como líder diferente dos líderes nas pesquisas de opinião.