ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Bruno Gagliasso e toalha do Lula são destaques no Twitter

O ator declarou nas redes que vai presentear todos os amigos com a toalha icônica e ganhou resposta do líder petista

DataFórum: Bruno Gagliasso e toalha do Lula são destaques no Twitter.Créditos: PT/ divulgação/ montagem Fórum
Escrito en TECNOLOGIA el

Pesquisa DataFórum desta quinta-feira (7) revela que a "toalha do Lula" voltou a ser destaque no Twitter, o motivo? O fato de o ator Bruno Gagliasso ter declarado em suas redes sociais que vai presentear todos os seus amigos com a icônica toalha. 

O que talvez o ator não esperasse, é que o ex-presidente Lula compartilhasse em suas redes o trecho do podcast onde Bruno Gagliasso presenteia as atrizes Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank com a icônica toalha do Lula. Ao tomar conhecimento, o ator celebrou: “Tô feliz que o Lula compartilhou aquele trecho do podcast em que entrego a toalha como presente”, disse

 

Além da toalha do Lula, outro assunto que teve bastante repercussão na rede lulista foi a "PEC das bondades" do presidente. Perfis de influenciadores comentaram o fato de que, na verdade, se Lula não estivesse tão à frente nas pesquisas eleitorais, inclusive com possibilidade de vencer no primeiro turno, Bolsonaro não emitiria tal Proposta de Emenda à Constituição. 

No campo bolsonarista permanece a campanha de associar o Lula e o PT ao narcotráfico. Também foi resgatado um suposto acordo que o ex-governador de São Paulo e hoje pré-candidato a vice-presidente na chapa de Lula, Geraldo Alckmin teria feito com o PCC em 2006. 

Dessa maneira, a extrema direita tem trabalhado com a tese de que tanto o PT quanto o PSDB e agora o PSB, são legendas que possuem íntimas relações com os líderes do narcotráfico no Brasil. Posto assim, trabalha-se a ideia de que, assim como na eleição de 2018, Bolsonaro é a única figura ilibada a conduzir o país novamente. 

O levantamento desta quinta-feira também mostra que a candidatura de Simone Tebet (MDB) têm aparecido com frequência na comunidade lavajatista, o que revela que, entre este grupo a figura de Tebet começa a ocupar o lugar vago deixado pelo ex-juiz Sergio Moro, que ainda não se decidiu qual cargo irá disputar no pleito deste ano. 

Foram analisados 449.116 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas:  'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

 

Bolsonaristas retomam teses negacionista sobre medicação para Covid 

 

Teve grande repercussão uma reportagem internacional afirmando que a ivermectina é mais eficaz contra a covid do que a vacina. A queda no preço dos combustíveis foi destaque.

Continua a aposta na tese na comunidade de relacionar o PT e o Lula ao crime organizado, embora com menor força. 

Houve também reclamações a respeito de pessoas que apoiam o Lula, e o pedido de afastamento de Alexandre de Moraes do caso de corrupção no MEC também foi comemorado.

 

Bruno Gagliasso é destaque na comunidade lulista 

 

Com bom humor, alguns benefícios concedidos pelo governo aos mais pobres foram atribuídos ao medo que Bolsonaro tem de Lula e o desastre econômico também foi destaque. 

Repercutiu bastante o Bruno Gagliasso com a “toalha do Lula”. A tentativa de intervenção das Forças Armadas no processo eleitoral foi duramente criticada. A criação de um perfil no Linkedin para o Bolsonaro foi alvo de ironias: “está procurando emprego?”. 

 

 

Lavajatistas centram ataques em Lula e Bolsonaro 

 

Lavatistas formaram comunidade com ataques ao governo Bolsonaro e ao ex-Presidente Lula. Em relação ao atual ocupante do Planalto, lavajatistas fazem análise do governo, mas sempre comparando-o ao Lula. 

Em relação ao ex-Presidente Lula, as postagens são mais ácidas, com críticas até a quem ostenta a toalha do petista. Moro continua em sua campanha ao Senado pelo Paraná, mas falando em soluções mirabolantes também para o Brasil, para não perder força no cenário nacional. 

 


Ciro ataca centrão e Bolsonaro 


A comunidade cirista trouxe pesquisa da Torabit que revela ser Ciro o candidato de maior engajamento positivo nas redes sociais. 

Também entre os destaques, Ciro critica Bolsonaro e Centrão por sua vontade de privatizar empresas públicas, citando a intenção do governo francês de reestatizar a companhia de energia. 

Foi destacado vídeo de Ciro argumentando porque não se une a Lula e à frente ampla contra o fascismo.