ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Bolsonaro no Flow e declaração racista de Michelle Bolsonaro pautam debates no Twitter

Com alto volume de fake news e desinformação, extrema direita dá o tom nas discussões na rede e empurra debate eleitoral para pautas morais

DataFórum: Bolsonaro no Flow e declaração racista de Michelle Bolsonaro pautam debates no Twitter.Créditos: Alan Santos/PR
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quarta-feira (10) mostra que o bolsonarismo, impulsionado pela participação de Bolsonaro no Flow Podcast, conseguiu pautar as redes sociais, principalmente no que diz respeito as questões morais.  

Outro fato que gerou bastante discussão no Twitter foi o post da primeira-dama Michelle Bolsonaro de ataque ao ex-presidente Lula (PT) e às religiões de matriz africana. 

Em vídeo compartilhado em seu Instragam, Michelle Bolsonaro endossou a declaração de uma vereadora bolsonarista Sonaira Fernandes (Republicanos-SP) que afirmou que "Lula entregou sua alma" e que associa as religiões de matriz africana às trevas. 

Cabe destacar que, a comunidade bolsonarista retomou com força a estratégia de espalhar fake news e trabalhar com base em desinformação. Esse agrupamento obteve 47% das citações no Twitter. 

Por sua vez, a comunidade lulista acabou por ser pautada pela campanha de fake news e desinformação dos bolsonaristas, ou seja, os grupos de apoio ao presidente Lula centraram em responder uma série de ataques feitos pela extrema direita.

Assim como já detectado em outros levantamentos DataFórum, a comunidade lulista é mais reativa do que propositiva, ou seja, utiliza a maior parte de seu tempo em responder mentiras e desinformação do que propriamente pautar o debate. Dessa maneira, ela é pautada pelos perfis da extrema direita. Os lulistas tiveram 33% das menções.   

Foram analisados 899.745 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 


Bolsonarista repercutem ida de Bolsonaro ao Flow Podcast 

 

Grande parte dos destaques são sobre o recorde de audiência da participação de Bolsonaro no programa Flow Podcast. O próprio Bolsonaro destaca a live como uma das maiores, mesmo se comparadas com astros da cultura pop mundial. 

Ricardo Salles atacou Lula em relação ao apoio dos ruralistas a Bolsonaro. O ex-ministro argumentou que, por razões morais e de cunho político-ideológico, o apoio de ruralistas a Bolsonaro é mais defensável. 

 


Lulistas reagem às fake news bolsonaristas 

 

Críticas às desinformações produzidas por Bolsonaro no programa Flow foram os principais destaques da comunidade, que juntou lulistas, influenciadores e agências de checagem. 

Felipe Neto destaca que Bolsonaro não conseguiu furar a bolha com o programa pois teria sido assistido uma maioria de bolsonaristas. Houve espaço também para críticas a Michelle Bolsonaro por suas declarações ultraconservadoras de caráter religioso. 

 


Comunidade pop centra críticas em Bolsonaro 

 

A comunidade ligada à cultura pop e de redes destaca criticamente a participação de Bolsonaro no podcast Flow. 

As críticas são feitas geralmente de forma bem-humorada, como linguagem de redes e utilizando técnicas meméticas para desacreditar o mandatário e a desinformação produzida no programa.

 


Lavajatistas saem em defesa de Deltan Dallagnol 

 

O destaque principal do agrupamento são os protestos de Deltan Dallagnol por sua condenação pelo TCU por desvio de recursos de diárias no âmbito da Lava Jato. 

Além disso, há defesa do podcast Flow por sua suposta parceria com o bolsonarismo, afirmando que diversos pré-candidatos foram entrevistados. Também houve divulgação do plano de governo de Ciro Gomes.