ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Lula bomba nas redes e encurrala Bolsonaro no primeiro dia de campanha oficial

Comunidades lulistas adotam estratégia para desmontar fake news de que o líder petista irá fechar igrejas

DataFórum: Lula bomba nas redes e encurrala Bolsonaro no primeiro dia de campanha oficial.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en TECNOLOGIA el

Levantamento DataFórum desta quarta-feira (17) revela que o início oficial da campanha eleitora, que se deu nesta terça-feira (16), foi extremamente positivo para as comunidades lulistas e pop. 

A maioria das postagens da comunidade lulista utilizaram o humor e com diversas postagens ironizando o aumento do valor do Auxílio Brasil, que passo de R$ 400 para R$ 600. Na ação, os internautas debitaram as benesses eleitoreiras de Bolsonaro ao fato de Lula estar em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. 

Além disso, as comunidades de apoio ao ex-presidente Lula espalharam as peças oficiais da campanha do petista e atuaram para desmontar a fake news de que Lula irá fechar igrejas. Junto com a comunidade pop, lulistas tiveram 60% das menções no Twitter. 

No campo bolsonarista, as comunidades de apoio ao presidente divulgaram vídeos com a passagem de Bolsonaro pela cidade Juiz de Fora (MG), lugar onde o atual mandatário do país levou a facada na eleição presidencial de 2018. 

A extrema direita também aproveitou os discursos de Bolsonaro em Juiz de Fora para retomar o discurso agressivo e que busca associar o PT ao aborto e ditaduras. O bolsonarismo teve 31% das citações. 

Foram analisados 1.051.253 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.

 

Lulistas atuam para demonstar fake news sobre igrejas 

 

Ontem o perfil do Lula foi o mais retuitado do levantamento, com diversos tweets de grande alcance divulgando o início da sua campanha. A fala em que acusa Bolsonaro de enganar os evangélicos teve destaque. 

Outros influenciadores combateram a fake news que Lula fechará igrejas. Teve destaque a adesão da influencer “Foquinha” à campanha do Lula. Repercutiu também a participação de Lula na posse de Alexandre de Moraes no TSE. 

 

 

Bolsonaristas adotam discurso agressivo contra Lula  

 

Bolsonaro e influenciadores divulgaram a passagem por Juiz de Fora, em meio a apoiadores, inclusive com uma multidão ofendendo Lula, chamando-o de ladrão. 

Bolsonaro atacou os governos do PT e divulgou peças de campanha. Rodrigo Constantino comemorou o isolamento político de Bolsonaro, afirmando que ele revelou todos os “petistas enrustidos” que apoiam Lula.

 

 

Comunidade pop ironiza pacote de bondades de Bolsonaro 

 

Com tiradas espirituosas e bem-humoradas, esta comunidade debochou do Bolsonaro e manifestou apoio ao Lula. Lula foi responsabilizado pelo “pacote de bondades” de Bolsonaro, com tweet afirmando que se o ex-Presidente subir 10 pontos da pesquisa a gasolina será gratuita. 

A foto do Alckmin com “Lula 13” motivou diversas brincadeiras com viajantes do tempo.

 

 

Ciristas comemoram audiência de Roda Vida com Ciro Gomes 

 

Os ciristas divulgaram peças de campanha e comemoraram muito a participação do Ciro no Roda Viva, afirmando que foi recorde de audiência no programa. 

Ciro utilizou o nome do Eduardo Suplicy para batizar sua proposta de Renda Mínima.