ELEIÇÕES 2022

DataFórum: Golpe de Estado de empresários bolsonaristas aprofunda polarização eleitoral no Twitter

Comunidades de apoio ao ex-presidente Lula reforçam discurso de que Bolsonaro é um falso cristão

DataFórum: Golpe de Estado de empresários bolsonaristas aprofunda polarização eleitoral no Twitter.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en TECNOLOGIA el

Pesquisa DataFórum desta quinta-feira (18) mostra que a revelação de que alguns empresários organizam um golpe de Estado caso o ex-presidente Lula vença as eleições, acirrou os ânimos e aprofundou a polarização eleitoral no Twitter. 

Além da questão do vazamento de conversas dos empresários golpistas, a comunidade lulista também centrou ação em demonstrar como o presidente Bolsonaro é um falso cristão e sua a fé alheia para fins eleitorais. O lulismo, somado com a comunidade pop, teve 53% das menções no Twitter. 

O bolonarismo não recuou diante da revelação da organização de um golpe pelos empresários, pelo contrário, aproveitou o fato para radicalizar ainda mais o seu discurso de ataque às instituições brasileiras. O grupo de apoio ao presidente ficou com 37% das citações. 

Foram analisados 801.647 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.


Bolsonaristas tentam associar imagem de Lula a ditaduras 

 

O bolsonarismo divulgou propaganda oficial de campanha e seus principais influenciadores atacaram o Lula e a esquerda das mais diversas maneiras, tentando associar o ex-Presidente à imagem de autoritário, fazendo analogia com Gustavo Petro, que aposentou 52 generais na Colômbia. 

Circulou também um vídeo sugerindo que um opositor estaria ameaçando Bolsonaro em Juiz de Fora. Novamente as pesquisas de opinião foram descredibilizadas.


Post de Janones "Bolsonaro usa Deus. Deus usa Lula" viraliza 

 

A ação do Janones “Bolsonaro usa Deus. Deus usa Lula” emplacou o tweet de maior alcance, junto com outras ações denunciando Bolsonaro como falso cristão. 

Lula falou sobre o incômodo de Bolsonaro na posse do Moraes, assunto de destaque na comunidade. A notícia do Guilherme Amado sobre golpismo entre empresários repercutiu no grupo, assim como a denúncia por Bolsonaro ter associado a vacina à Aids.

 


Comunidade pop critica uso de religiões para conquista de votos 

 

Bolsonaro é criticado e Lula exaltado principalmente pela diminuição do preço dos combustíveis que, segundo alguns destaques, só estão caindo por Lula estar na frente nas pesquisas. 

A temática evangélica se faz presente em tom crítico, com destaque se referindo aos evangélicos como um grupo que quer impor sua vontade política. Além disso, é destaque thread com 101 motivos para votar em Lula. 

 


Ciro acusa Lula de usar nome de Deus em vão 

 

Ciristas, com participação de João Amoedo entre os destaques e Ciro Gomes liderando, reforçaram os ataques a Lula e ao PT. O candidato do PDT à presidência falou que Lula usa o nome de Deus em vão, comparando-o a Bolsonaro. Ciro também dá voz a sua tese de que Bolsonaro é fruto do PT e de Lula, que teriam promovido corrupção e crise com seus governos.