Levantamento DataFórum desta terça-feira (9) mostra algo que os levantamentos anteriores já apontam: a cantora Anitta e o presidente Bolsonaro (PL) são os principais engajadores na disputa eleitoral no Twitter.
A entrevista de Bolsonaro ao Flow Podcast na noite desta segunda-feira (8) reforça tendência apontada pelos estudos do DataFórum: o presidente é o principal perfil para engajar seus militantes, mas também a militância da extrema direita como um todo.
Mas, mesmo com tanta força em torno da entrevista ao Flow, o bolsonarismo ficou com 41% das menções no Twitter.
O que provavelmente explica um engajamento médio do bolsonarismo, mesmo com a ampla repercussão da ida de Bolsonaro ao Flow, é a presença da cantora Anitta no podcast PodDelas.
A internet veio abaixo quando a cantora, durante a entrevista, que aconteceu no mesmo horário que a de Bolsonaro, levou um áudio do ex-presidente Lula parabenizando as apresentadoras do PodDelas e afirma que topa dar uma entrevista para o programa.
A rapidez com que a fala de Anitta foi editada e espalhada pelas redes serviu para neutralizar um terreno que tinha tudo par ser dominado pelo bolsonarismo. Somado a comunidade pop, o lulismo obteve 47% das citações.
Foram analisados 647.278 tweets a partir das seguintes autoridades pesquisadas: 'Lula', 'Bolsonaro', 'Ciro', 'Moro', 'Alckmin', 'Eduardo Leite' e 'Simone Tebet'.
Participação de Bolsonaro no Flow Podcast engaja militância
O destaque principal da comunidade foi a ida de Bolsonaro ao Flow Podcast. Os principais tweets revelam que o grupo bolsonarista se empenhou em divulgar o programa, com poucos destaques para comentários sobre a participação em si.
Foi bastante compartilhada uma enquete do Noblat invadida por bolsonaristas para afirmar que o Bolsonaro representa o “bem contra o mal”.
Anitta se torna principal engajadora da comunidade lulista
A comunidade lulista divulgou live de Anitta e comentou sua participação. No programa, Anitta destacou áudio de Lula e isso engajou a militância. Houve forte indignação com as plataformas de redes sociais que não combatem as fakes news do campo bolsonarista.
Conteúdos difamatórios e caluniosos do próprio Bolsonaro, mas também de sua ex-ministra Damares Alves, não foram atingidos por qualquer medida.
Comunidade pop engajava novamente lulistas
Comunidade muito engajada e crítica ao Bolsonaro, revelando entre os destaques comentários bem-humorados que ridicularizam o mandatário.
Destaque também para a comunidade de futebol que, que comemora em tom sarcástico o fato de Bolsonaro não ter vestido a camisa do São Paulo.
Ciristas e lavajatistas seguem cada vez menores
Agrupamento fortemente engajado pelo lavajatismo, com críticas ao PT e Lula, mas também ao Marcelo Freixo, em comentários sobre o debate entre governadores do Rio.
Moro critica fortemente a esquerda, numa clara tentativa de engajar usuários de direita.