FAKE NEWS

Telegram recua e diz que sua mensagem contra PL 2630 foi "flagrante e ilícita desinformação"

Rede social foi ordenada a retirar mensagem mentirosa sobre PL das Fake News enviada para todos os usuários no Brasil

Créditos: Reprodução
Escrito en TECNOLOGIA el

O Telegram recuou de sua mensagem caluniosa sobre o PL 2630, apelidado de PL das Fake News, após uma ordem do Supremo Tribunal Federal publicada nesta quarta-feira (10).

O mensageiro instantâneo enviou uma mensagem a todos os seus usuários sobre o tema na terça-feira (9). A companhia espalhou distorções sobre o PL, afirmando que o Brasil ia aprovar a censura e que estava prestes a se tornar uma ditadura.

A mensagem de pânico foi duramente criticada nas redes sociais e virou alvo de ação do Supremo Tribunal Federal que agiu e ordenou uma retratação da rede.

"Recebemos uma ordem do Supremo Tribunal (STF), do Brasil que obriga o Telegram a remover nossa mensagem anterior sobre o PL 2630/2020 e enviar uma nova mensagem aos usuários, que está incluída abaixo", disse a rede social.

"Por determinação do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, a empresa Telegram comunica: a mensagem anterior do Telegram caracterizou FLAGRANTE e ILÍCITA DESINFORMAÇÃO atentatória ao Congresso Nacional, ao Poder Judiciário, ao Estado de Direito e à Democracia Brasileira, pois, fraudulentamente, distorceu a discussão e os debates sobre regulação dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada (PL 2630), na tentativa de induzir e instigar os usuários à coagir os parlamentares", completou.

Na mensagem anterior, o Telegram havia dito que o PL “concede poderes de censura” ao governo federal e cria um sistema de vigilância permanente que “matará a internet moderna”, se aprovado pelo Congresso Nacional.

O Telegram foi bloqueado no Brasil no fim do mês passado por não divulgar dados de usuários neonazistas e de extrema-direita que operam no país.

O mensageiro privado ainda ameaça que, se o PL passar, “empresas como o Telegram podem ter que deixar de prestar serviços no Brasil”.

Estima-se que o Telegram tenha cerca de 42 milhões de usuários ativos no Brasil.