RIVALIDADE

‘Threads’: conheça a nova rede social que promete competir com o Twitter

Nova iniciativa de Mark Zuckerberg chega em momento de crise na rede de Elon Musk

Bilionários da comunicação são rivais no mercado. Créditos: Reprodução/James Duncan Davidson
Funções como “curtir”, “responder” e “compartilhar” lembram as do Twitter. Créditos: Divulgação
Escrito en TECNOLOGIA el

A Meta, empresa do bilionário Mark Zuckerberg e dona do Facebook e Instagram, anunciou o lançamento de sua nova rede social, chamada Threads. O aplicativo ficará disponível para download nesta quarta-feira (5) e promete rivalizar com o Twitter.

Já é possível encontrar uma página para a plataforma na App Store, da Apple, onde ela é descrita como “um aplicativo do Instagram baseado em conversas no formato de texto”. A rede social promete ser um lugar para discussão dos assuntos do momento e de união de pessoas com os mesmos interesses. Nos layouts já divulgados, é possível notar semelhança com o Twitter.

Chris Cox, um dos principais assessores de Zuckerberg, chamou o aplicativo de “nossa resposta ao Twitter”. O lançamento ocorre na semana em que a rede social do bilionário Elon Musk sofreu com reclamações de usuários, após limitar o número de visualizações de tuítes, fato que Musk atribuiu aos “níveis extremos de extração de dados”.

O bilionário comprou a rede social no ano passado e desde então tem tomado decisões questionáveis a frente da plataforma, como reverter algumas proibições de contas bloqueadas por discursos de ódio e cobrar pela utilização dos símbolos de “verificado”, usados para que os usuários reconhecessem que as contas de personalidades públicas eram legítimas. Isso resultou na perda de patrocínio e diminuição no número de usuários.

Contrário a essa toada, o Threads promete ser um serviço gratuito e sem restrições no número de postagens que cada usuário pode ler. Ele será vinculado ao Instagram, portanto os usuários não precisarão “começar do zero” na plataforma. E, por ser um aplicativo da Meta, também coletará dados do celular do usuário, incluindo informações sobre a localização, compras passadas e histórico de navegação.