A criatividade como matéria prima para a transformação

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Foto Iolanda Huzak Não tenho dúvida que existe uma transformação grandiosa acontecendo no planeta. A tecnologia chegou de vez no cotidiano das pessoas e a internet impacta de forma eficaz os modelos de negócio. Investir na criatividade como matéria prima é uma saída para frearmos a exploração dos recursos naturais e investir na renovação dos modelos de produtos e serviços. Há pelo menos duas décadas Lala Deheizelin vem trabalhando com esse tema e construindo de maneira colaborativa um movimento chamado Crie Futuros onde se imagina um desejável mundo novo. Em conversa com ela tive a confirmação desse pensamento. “Tudo aquilo que é intangível, cultura, conhecimento, criatividade não se esgotam ao contrário se multiplicam. Eu tenho trabalhado em como tornar isso possível, numa combinação de estudos do futuro a partir de um projeto que desenvolvo chamado Crie Futuros. Tenho desenvolvido ferramentas que possam nos ajudar desejável mundo novo a partir da criatividade”. Lala é mais uma das muitas pessoas que acreditam ser a criatividade a matéria prima para construção de uma alternativa para esse modelo esgotado de sociedade que vivemos, principalmente nas grandes cidades. Eu acredito, como ela, que além disso precisamos investir na colaboração, na cooperação e nas possibilidades de compartilhar tudo que temos visto. É certo que os grandes grupos de comunicação não tem interesse em mostrar esse “mundo paralelo” de boas ideias. Por isso a transformação oferecida pela internet é tão importante. “Tem milhares de ações nesse sentido o que precisamos é revelar esses movimentos para as pessoas por que a grande mídia fala pouco, a academia fala pouco e elas estão crescendo de forma exponencial. Elas são muito eficientes por que quando junta criatividade, compartilhar, colaborar e uso múltiplo de recursos é infinito o que pode ser construído”. Não tenho dúvida que tem uma grande transformação acontecendo, paradigmas estão sendo quebrados, modelos de negócio estão sendo reconstruídos, a relação com serviços como telefonia, taxi, filmes, financiamento de projetos, hotéis, música são alguns exemplos disso. A questão é saber se nós estamos dispostos a olhar para isso e aceitar que estamos no meio de um turbilhão de novidades e navegar nessa nova onda. Saiba mais sobre Lala Deheinzelin: http://laladeheinzelin.com.br/crie-futuros https://www.facebook.com/laladeheinzelin