Coronavírus já matou seis vezes mais que a segunda Guerra Mundial na Lombardia

Em cinco anos, bombardeios mataram cerca de 2 mil civis, enquanto o coronavírus já fez quase 12 mil vítimas fatais na região italiana nos últimos dois meses

Médicos italianos estão tratando pacientes com coronavírus em casa na região da Lombardia (Reprodução/Twitter)
Escrito en CORONAVÍRUS el

Domenico Arcuri, comissário para a gestão do coronavírus na Itália, afirmou neste sábado (18) que o número de mortos pelo coronavírus na Lombardia já é quase seis vezes maior do que as mortes causadas pela II Guerra Mundial na região.

"Entre 11 de junho de 1940 e 1º de maio de 1945 morreram em Milão por conta dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial cerca de dois mil civis. Em dois meses, na Lombardia, morreram 11.851 civis por coronavírus. Um número clamoroso".

Segundo Arcuri, a região ainda vive uma grande tragédia, mas que com a queda no número de contaminação é preciso começar a flexibilização do isolamento social, imposto no dia 10 de março no país, agindo com cautela e prudência nesses meses.

"É preciso entender que é absurdamente errado falar que há um conflito entre saúde e retomada econômica. Sem a saúde e a segurança, a retomada econômica duraria apenas um piscar de olhos. Precisamos continuar a ter equilíbrio nesses dois aspectos. Afrouxar progressivamente as medidas de contenção, garantindo a segurança e a saúde do maior número de cidadãos possíveis. Não há espaço para improvisos", disse.

Pelo 14º dia consecutivo, a Itália registrou queda no número de pessoas internadas nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), com 2.812 pessoas internações, 124 a menos que no dia anterior. Na Lombardia, 971 pessoas estão hospitalizadas.

O número de mortos também começa a reduzir, apesar de ter apresentado uma leve alta de 2,6% nesta sexta-feira, comparada às 24 horas anteriores, quando foram registradas 575 vítimas fatais.

No total, 22.745 pessoas já morreram pela Covid-19 na Itália, que diagnosticou 106.962 casos da doença.

Com informações da Agência Ansa