Cuba anuncia que está há 12 dias sem casos críticos ou mortes por covid-19

País ainda tem 25 pacientes com coronavírus internados em hospitais, sendo o último desses casos identificado no dia 27 de junho. Dos 264 contagiados nos últimos dias, alguns já foram curados, outros estão em observação

Escrito en CORONAVÍRUS el

O Ministério de Saúde Pública de Cuba anunciou que o país chegou, nesta quinta-feira (9), ao seu 12º dia consecutivo sem registrar mortes por covid-19. Coincidentemente, também está há 12 dias sem possuir casos graves da doença provocada pelo novo coronavírus.

Ainda há 25 pacientes internados em hospitais do país, mas todos são casos identificados antes do dia 27 de junho. De lá para cá o, país descobriu 246 novos casos, todos eles assintomáticos ou com sintomas leves, sendo que muitos inclusive já foram curados.

Ainda assim, pelo protocolo sanitário adotado pelo governo cubano para combater a doença, todos eles, inclusive os já curados, deverão completar a quarentena obrigatória de 15 dias, período em que também devem se manter sob observação médica e evitando contagiar outras pessoas.

Segundo o médico Francisco Durán, diretor do Departamento de Epidemiologia do Ministério, “esses números mostram que estamos no caminho certo para terminar este mês de julho com zero casos de covid-19 no país, ou muito perto deste número, que é a meta que estabelecemos em junho”.

Além disso, Cuba também comemora o fato de que esta quarta-feira foi o dia com menos novos contágios nesse período de 12 dias: apenas 4. Com isso, o país chega a um total de 2403 positivos desde o começo da pandemia, com 86 falecimentos e 2244 pessoas curadas da infecção.