FAB ignora recordes de mortes por Covid-19 e diz que pandemia está em queda no Brasil

Em meio ao colapso no sistema de saúde de diversas capitais, comunicado diz que "planos de retomada" e de flexibilização estão sendo adotados pelo país

Pacientes sendo transferidos em Manaus por falta de leitos | Foto: Fotos Públicas
Escrito en CORONAVÍRUS el

Em meio a recordes de mortes por Covid-19, com o país registrando mais de 2 mil óbitos em 24 horas, o comando da Aeronáutica enviou um boletim para integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB) em que afirma que a pandemia está em queda no país.

“Segundo a OPAS/OMS (Organização Panamericana de Saúde), a situação da pandemia no Brasil mostra estabilização”, afirma o boletim, divulgado nesta sexta-feira (12) pela coluna de Bela Megale, no jornal O Globo.

Em seguida, o documento afirma que “as curvas de diagnósticos e óbitos registram diminuição, demonstrando a saída do platô para situação de queda”. O texto diz ainda que "diversos planos de retomada da normalidade e medidas de flexibilização estão sendo adotados nas diversas regiões do país".

O comunicado foi publicado na quarta-feira (10) e integra o Plano de Contingência do Comando da Aeronáutica para a Covid-19.

O país, no entanto, está em seu pior momento da pandemia. Ao todo, 19 estados e o Distrito Federal com ocupação de UTIs igual ou superior a 80% e diversas cidades já estão sem leitos para atender os pacientes.

Além disso, nesta quinta-feira (11), o país registrou, pelo segundo dia consecutivo, mais de 2 mil óbitos em decorrência da doença nas últimas 24 horas.

Procurada pela coluna, a FAB informou que o Plano de Contingência do Comando da Aeronáutica “foi divulgado equivocadamente, com informações desatualizadas e será republicado em breve com as correções pertinentes”.