Transmissão de Covid-19 cai 50% em Araraquara após lockdown

Prefeito Edinho Silva (PT) decretou a medida restritiva por 10 dias na cidade. Queda em internações foi de quase 30%

Lockdown em Araraquara (Foto: Prefeitura de Araraquara)
Escrito en CORONAVÍRUS el

A prefeitura de Araraquara, cidade no interior de São Paulo, informou que houve uma queda de 50% na transmissão do vírus após o lockdown decretado pelo prefeito Edinho Silva (PT). Com isso, o município registrou uma queda de 43% na média móvel de casos e de 28% na quantidade de internações.

O lockdown em Araraquara começou no dia 21 de fevereiro e se estendeu até 2 de março. No primeiro dia de restrições mais rígidas, a média móvel diária de novos casos era de 189,5. No último dia 10, dias após o fim da medida, o número estava em 108.

"Conseguimos reduzir em 50% a transmissão na cidade de Araraquara. A quantidade de pessoas positivadas dez dias depois do lockdown também caiu, mostrando que foi uma medida efetiva na redução da transmissão", afirmou a secretária de Saúde do município, Eliana Mori Honain, em entrevista ao jornal O Globo.

Apesar das quedas, no entanto, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 continuou alta, na casa de 94%. Segundo a secretária, isso aconteceu porque os pacientes, infectados com a variante de Manaus, estão ficando mais tempo internados.

No começo de fevereiro, a cidade estava com 100% dos leitos ocupados. Com o lockdown, as pessoas foram autorizadas a sair de casa apenas para trabalhar ou ir a serviços essenciais. Bancos e postos de combustíveis também ficaram fechados por 60 horas no início da restrição.