“Ou Brasil se tranca ou nos transformaremos na maior catástrofe sanitária mundial”, diz Nicolelis

Após recorde de mortes, o neurocientista também criticou o estado de SP: “Não tem mais como justificar escolas abertas no meio de uma pandemia fora de controle e um colapso iminente do sistema de saúde”

Miguel Nicolelis (Foto: Divulgação/Secom)
Escrito en CORONAVÍRUS el

O neurocientista Miguel Nicolelis voltou a alertar as autoridades brasileiras sobre a tragédia sanitária que está em curso no país, por conta da pandemia do coronavírus. Ele usou as redes sociais, nesta terça-feira (2), dia em que o Brasil registrou o recorde dos recordes de mortes em um período de 24 horas: 1.641 óbitos.

O número foi divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass). Já o consórcio dos veículos de imprensa, com base nos dados de secretarias estaduais de saúde, apresentou um número ainda mais alarmante: 1.726 mortes em um dia.

“Ou o Brasil se tranca por pelo menos 3 semanas e amplia o número de vacinados de forma radical, ou nos transformaremos na maior catástrofe sanitária mundial do século XXI em poucos meses”, afirmou Nicolelis pelo Twitter. 

https://twitter.com/MiguelNicolelis/status/1366882978639544325

O neurocientista criticou, ainda, o estado de São Paulo, que também quebrou recorde de mortes nesta terça. “Não tem mais como justificar escolas em SP abertas no meio de uma pandemia fora de controle e um colapso iminente do sistema de saúde do estado mais rico do BR. Escolas tem que fechar imediatamente para evitar uma tragédia ainda maior”.

https://twitter.com/MiguelNicolelis/status/1366783281400791040

Desde dezembro

Nicolelis está desde dezembro alertando, seja pelas redes sociais ou em entrevistas, de que o Brasil necessita de um lockdown nacional para conter o avanço do coronavírus e o surgimento de novas cepas. Infelizmente, tudo se deu ao contrário e agora o “Brasil está à beira de um colapso nacional”, disse ele, ao O Globo.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) respondeu aos tuites do pesquisador e repercutiu no Plenário da Câmara o alerta de Nicolelis.

Assista ao vídeo:

https://twitter.com/jandira_feghali/status/1366900525229309952