CORONAVÍRUS

Anvisa libera produção do primeiro autoteste para Covid-19 no Brasil

O autoteste funciona com swab nasal não profundo e seu resultado pode ser obtido em 15 minutos

Primeiro autoteste no Brasil é autorizado pela Anvisa.Créditos: Breno Esaki/Agência de Saúde DF
Escrito en CORONAVÍRUS el

O primeiro autoteste para Covid-19 no Brasil foi aprovado, nesta quinta-feira (17), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O produto se chama Novel Coronavírus Autoteste Antígeno e é da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos.

O autoteste funciona com swab nasal não profundo e tem resultado em 15 minutos.

“Para conceder o registro, a Anvisa analisa uma série de requisitos técnicos, entre os quais estão a usabilidade e o gerenciamento de risco, que servem para adequar o produto para uso por pessoas leigas dando maior segurança no seu uso”, diz o comunicado da agência.

A Anvisa havia liberado a utilização do autoteste para Covid-19 no país no dia 28 de janeiro, mas faltava a aprovação de um dos produtos. Agora, farmácias e estabelecimentos de saúde licenciados para comercializar dispositivos médicos estão aptos a vender o produto.

Disponibilidade depende de a Anvisa autorizar empresas produtoras

Porém, comercialização, distribuição e uso ainda dependem de a Anvisa autorizar empresas produtoras dos autotestes.

Além desta que foi aprovada, mais 67 empresas solicitaram registro de autotestes à Anvisa. Dez tiveram o registro reprovado e outras duas estão “em análise do cumprimento de exigência”, uma das últimas fases antes da aprovação.

Com informações da CNN Brasil