Após recuar e defender uso de máscaras, Trump admite que “pandemia vai piorar” nos EUA

Assim como Jair Bolsonaro no Brasil, presidente estadunidense vinha menosprezando efeitos da pandemia e questionando o uso de máscaras e outras medidas recomendadas pelos especialistas, mas agora mudou sua postura

Foto: Gage Skidmore/WikiCommons
Escrito en CORONAVÍRUS el

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu nesta terça-feira (21) que a pandemia de covid-19 “infelizmente, vai piorar nos próximos meses, e talvez demore para melhorar”.

O magnata estadunidense surpreendeu com uma declaração pessimista em meio à sua campanha pela reeleição, na qual já aparece com uma desvantagem de 15% segundo as últimas pesquisas – 55% a 40% em favor de Joe Biden, segundo medição realizada pelo jornal Washington Post junto com a rede de televisão ABC, publicada no domingo (19).

Além disso, esta não é sua primeira declaração negativa nestes últimos dias. No domingo, Trump pediu que os cidadãos estadunidenses que usassem máscaras para impedir a propagação do vírus. O apelo contraria os vários meses seguidos em que ele, assim como Jair Bolsonaro no Brasil, menosprezou os efeitos da pandemia e questionou o uso de máscaras e muitas outras medidas de segurança recomendadas pelos especialistas.

“Se você não conseguir se distanciar socialmente, use uma máscara. Goste ou não da máscara, ela terá um impacto, terá um efeito, e precisamos usar tudo o que pudermos”, disse Trump, em entrevista para meios locais.

O presidente também fez um apelo especial aos jovens estadunidenses, para que evitassem ir a bares lotados ou participar de reuniões em ambientes fechados.