Ceará e Pará decretam lockdown para conter coronavírus

Fortaleza já tem 96% dos leitos ocupados; Belém registra baixo percentual de isolamento

O governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio | Foto: Reprodução/ Instagram
Escrito en CORONAVÍRUS el

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou na tarde desta terça-feira (5), junto ao prefeito de Fortaleza, Roberto Claúdio (PDT), a implantação de novas restrições de circulação na capital do estado.

Mais tarde, foi a vez o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciar que 10 municípios do estado também vão viver a quarentena total, incluindo a capital, Belém.

O primeiro estado a aderir ao chamado "lockdown" contra a Covid foi o Maranhão. A medida começou nesta terça-feira, vale por dez dias e afeta a ilha de São Luís, que inclui a capital maranhense e outros três municípios.

Fortaleza parada

No Ceará, as medidas foram anunciadas junto à extensão do decreto que proíbe o funcionamento do comércio no Ceará, e, embora o termo não tenha sido utilizado pelos líderes, é visto como lockdown.

"Tomamos a decisão conjunta de implantarmos um isolamento social rígido aqui na capital, com ações mais restritivas e controle da circulação de pessoas e veículos, restringindo ambientes públicos", afirmou Camilo em anúncio veiculado nas redes sociais.

Na capital, os cidadãos poderão sair de casa apenas para buscar os serviços considerados essenciais, como atendimento em saúde, farmácias e supermercado, e o uso de máscara será obrigatório. Além disso, serão adotadas restrições nas entradas da cidade. "O decreto de Fortaleza passa a valer a partir da próxima sexta-feira (8), para que haja a preparação para seu cumprimento", disse.

O Ceará é o terceiro estado com maior número de casos da Covid-19 (11470) e mortes (795) no Brasil. Na última segunda-feira, 96% dos leitos de UTI de Fortaleza estavam ocupados.

Pará em lockdown

Por determinação de Barbalho, os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Isabel do Pará, Castanhal, Santo Antônio do Tauá, Vigia do Nazaré e Breves vão passar por quarentena total.

“Nós selecionamos dez municípios que estão com um número de casos positivados além da média nacional e estadual”, justificou o governador durante transmissão ao vivo. "Nossos esforços não tem sido o suficiente. Nós temos atingido um percentual de isolamento de 45 a 50%",afirmou.

"Não fecharemos atividades essenciais. Mas, quem procurar algum serviço próximo de casa ou for trabalhar, levar identidade com foto, carteira de trabalho ou funcional, pois estaremos fazendo bloqueio de vias, fiscalização nas ruas”, completou.

O Pará é o sexto estado no número de mortes, com 369 óbitos.

https://www.instagram.com/tv/B_z4r7Ilgyk/?utm_source=ig_web_copy_link
https://twitter.com/CamiloSantanaCE/status/1257693716350992387?s=20
https://www.instagram.com/p/B_0nRoah6n0/