Fórum Educação
03 de abril de 2020, 21h46

Coronavírus faz aumentar número de animais abandonados no Rio

População tem medo que os pets transmitam doença, mas risco não é real

Foto: Divulgação

O número de animais de estimação abandonados no Rio de Janeiro tem aumentado devido à pandemia de Covid-19. Segundo a Sociedade União Internacional Protetora dos animais (Suipa), as pessoas temem que os pets transmitam o coronavírus.

Não há evidências, contudo, de que a transmissão do vírus aconteça de animais para humanos. Segundo o jornal O Globo, há denúncias de animais deixados abandonados em lojas do centro.

A diretora social da Suipa, Sylvia Rocha, afirmou que houve um aumento de 10% no número de animais abandonados em março. Segundo ela, é comum que em janeiro e fevereiro o número seja alto, porque “muitos adotam de forma irresponsável” e abandonam no período das férias. Em março, o número costuma se estabilizar. “Mas, em função da pandemia, isso não aconteceu no último mês”, comentou Sylvia.

Sylvia afirmou que o abrigo continua atuando, apesar das dificuldades geradas pela pandemia. A Suipa está organizando uma campanha para conscientizar as pessoas sobre a situação, e lembrar que os animais não são perigosos em relação à Covid-19.

“Na semana que vem, vamos lançar a campanha #naoesquecedagente”, afirma a diretora. “Vamos mostrar virtualmente muitos dos animais que estão aptos à adoção”, completa.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum