Fórum Educação
26 de março de 2020, 00h40

Coronavírus: destilaria de cachaça do MST produz álcool 70% para hospitais e postos de saúde em Santa Catarina

A qualidade do álcool foi testada em laboratório e o produto foi encaminhado para ser utilizado na rede de saúde

Reprodução/Epagri

De acordo com o site NSC Total, uma família do MST de produtores de cachaça artesanal em Santa Catarina está ajudando a produzir álcool 70% para hospitais e postos de saúde em Santa Catarina. Com a ajuda de profissionais da Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), a destilaria já produziu 30 litros de álcool.

A família de agricultores Girotto, do Assentamento Primeiro de Maio, do MST, uniu-se com a prefeitura de Curitibanos e técnicos da Epagri e da UFSC. O processo aconteceu usando um destilador de fluxo contínuo, uma ferramenta adaptada e difundida pela Epagri para a produção de cachaças artesanais em pequena escala.

Quem teve a ideia foi o professor de química da UFSC em Curitibanos, Cristian Soldi, que contactou técnicos da Epagri para colocar o plano em prática com o destilador da família Girotto.

A prefeitura levou 76 embalagens de álcool 46% até a destilaria, onde o produto foi reduzido para 30 litros de álcool 70%.

A qualidade do álcool foi testada em laboratório pelo professor Soldi e o produto foi encaminhado para ser utilizado na rede de saúde em Curitibanos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum