Coronavírus: Itália e EUA podem ultrapassar número de casos da China já na sexta-feira

Com cerca de 80 mil infectados, os países estão próximos de superar o gigante asiático

Foto: Anpas/Fotos Públicas
Escrito en CORONAVÍRUS el

Principal país europeu afetado pelo surto do novo coronavírus, a Itália segue com a esperança de estar próxima do "pico" da doença às vésperas de ultrapassar a China no número total de pacientes infectados pela doença. Os Estados Unidos, por outro lado, aparecem em um franco crescimento, que pode fazê-los ultrapassar os dois países.

Nesta quinta-feira (26) o país europeu registrou 6.153 novos casos, elevando o número total para 80.539 pacientes infectados pelo novo coronavírus. A alta é superior aos dias anteriores mas segue abaixo dos 10% (8,3%), o que faz com que as autoridades acreditem em uma possível tendência de queda.

Segundo o Departamento de Proteção Civil, o crescimento mais elevado pode ter a ver com a quantidade de testes realizada nos últimos dias e o acúmulo de resultados em conjunto.

Os Estados Unidos apresentaram um crescimento ainda mais significativo no número de casos nesta quinta-feita. Foram 12 mil novos casos nas últimas 24h segundo o Centro de Pesquisas do Coronavírus da Universidade Johns Hopkins. No total, são 79.785 pessoas infectadas.

A tendência é que os dois países ultrapassem a China já na sexta-feira (27). O país asiático registra 81,7 mil casos e tem um crescimento diário de menos de 200 casos desde o dia 1º de março.

Mortes

Com 715 novas mortes nas últimas 24h, o número de vítimas fatais da Itália chegou a 8,2 mil nesta quinta-feira. O índice é mais do que o dobro da China, que registrou até o momento 3,1 mil mortes de Covid-19.

O país, que é criticado por ter demorado a agir diante da pandemia, está em isolamento obrigatório desde o dia 1º de março. Autoridades esperam que se completem 28 dias para avaliar a efetividade da medida.

Nos Estados Unidos, o número de mortes passou dos 1100 nesta quinta-feira, com 281 mortes apenas na região de Nova York.

Temas