Fórum Educação
03 de abril de 2020, 06h44

Coronavírus: Mesmo em cenário otimista, Brasil enfrentará falta de leitos em um mês

País tem apenas 33 mil leitos de UTI disponíveis no SUS e em hospitais particulares. Distribuição é desigual, com maior carência no Norte e Nordeste

Simulação de atendimento ao novo coronavírus em Manaus (Foto: Alex Pazuello/Semcom/Fotos Públicas)

Uma pesquisa feita por um grupo ligado ao Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) indica que grande parte dos municípios enfrentaria falta de leitos de UTI mesmo com taxas de infecção baixas do coronavírus.

O levantamento projeta um cenário em que 0,1% da população (210 mil pessoas) contrairia o vírus em um mês. Neste caso, faltariam leitos para o atendimento dos casos mais graves em 44% das regiões em que o Sistema Único de Saúde (SUS) agrupa os municípios do país.

Em um segundo cenário, desta vez mais pessimista, o contágio atingiria 1% da população em um mês. Com isso, os hospitais de 95% das regiões ficariam sobrecarregados. Ainda, 51% das regiões não teria aparelhos de ventilação pulmonar suficientes para auxiliar os doentes.

O país tem apenas 33 mil leitos de UTI disponíveis no SUS e em hospitais particulares. A distribuição também é desigual, com maior carência no Norte e Nordeste.

Na cidade de São Paulo, epicentro da doença no país, faltariam leitos comuns e leitos de UTI a partir da segunda quinzena deste mês. A prefeitura da capital paulista anunciou essa mesma previsão nesta quinta.

As estatísticas do Ministério da Saúde apontam 7.910 casos confirmados até esta quinta-feira (2), mas há evidências de que muitos casos não têm sido notificados por falta de testes.

Com informações da Folha de S.Paulo.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags