O que o brasileiro pensa?
02 de junho de 2020, 08h37

Datafolha diz que mais da metade dos brasileiros conhece alguém que teve coronavírus

Segundo os dados do Ministério da Saúde, o país tinha até a última segunda (1) mais de meio milhão de casos e quase 30 mil óbitos por Covid-19 confirmados

Foto: Josué Damacena/Fiocruz

Passados três meses do registro do primeiro caso de coronavírus no Brasil, 52% da população afirma que conhece alguém que contraiu a doença, revela pesquisa Datafolha. O medo da doença também cresceu: de cada 10 brasileiros, 8 relatam temer a Covid-19.

Ao todo, 5% dos entrevistados pelo Datafolha disseram já ter contraído o vírus ( mas apenas 2% afirmaram ter feito teste), e 52% relatam conhecer alguém que pegou. Algumas das pessoas declararam estar nos dois grupos.

O instituto ouviu 2.069 brasileiros adultos em todos os estados do país por telefone entre os dias 25 e 26 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, o país tinha até a últim segunda (1) mais de meio milhão de casos e quase 30 mil óbitos por Covid-19 confirmados.

Se o índice referente a casos testados que apareceu na pesquisa fosse aplicado à população brasileira adulta de 146 milhões de pessoas, isso resultaria em cerca de 2,5 milhões de casos, o quíntuplo do número oficial (para fazer a projeção, é usado o número com uma casa decimal (1,5%), e é importante considerar que o levantamento tem margem de erro.

Médicos e especialistas que trabalham com modelos matemáticos insistem, desde o começo da pandemia, que há uma enorme subnotificação de casos no país.

Mesmo que a proporção de subnotificação venha diminuindo nos casos de óbito pela Covid-19, com o desfogamento dos canais de processamento de exames, a enorme limitação da oferta de testes no país para casos que não sejam graves ainda alimenta a subnotificação.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum