Datafolha: Em SP, 34% afirmam ter medo de sair para votar em meio à pandemia

A maior taxa está entre os que recebem até dois salários mínimos. Eleições de novembro devem registrar índices altos de abstenção

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Escrito en CORONAVÍRUS el

Pesquisa do instituto Datafolha divulgada neste sábado (26) aponta que 1 em cada 5 moradores da cidade de São Paulo deve deixar de votar nas eleições municipais deste ano por medo do coronavírus. Segundo o instituto, 34% afirmam que não se sentiriam seguros em sair de casa no 15 de novembro, data do primeiro turno.

Entre os eleitores consultados pela pesquisa, apenas 24% dizem se sentir muito seguros e 42% indicam ter pouca segurança. Os mais ricos são os que apresentam o menor índice de temor: 12% dos que têm renda familiar mensal de mais de dez salários mínimos disseram cogitar não ir às eleições. A maior taxa de possibilidade de abstenção está entre os que recebem até dois salários mínimos (24%).

Além do recorte de classe, há também o de idade. Pessoas de 25 a 34 anos foram as que mais confirmaram a possibilidade de não ir à votação (27%), seguido pelos de 35 a 44 anos (26%). Aqueles com mais de 60 anos, dentro do grupo de risco, são 17%.

São Paulo foi um dos epicentros do coronavírus no Brasil. ?Até esta sexta-feira (25), a capital estava com 12.540 mortes causadas pela doença, segundo boletim da Secretaria Municipal de Saúde. Mais de 328 mil casos foram registrados na cidade desde fevereiro.