Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
25 de março de 2020, 14h03

Em carta, Lula parabeniza presidente de Cuba por envio de médicos à Itália

Ex-presidente celebrou solidariedade cubana frente ao avanço do coronavírus no mundo e lembrou da importância do Mais Médicos

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Lula (PT) escreveu uma carta ao presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, como forma de parabenizá-lo pelo envio de médicos cubanos à Itália durante a pandemia do coronavírus. O país europeu foi o que mais sofreu com o avanço da doença no continente, chegando a registrar quase 7 mil mortes.

“Escrevo para falar sobre a emoção que senti ao ver a imagem dos médicos cubanos chegando à Itália, para ajudar no socorro às vítimas da pandemia de coronavírus naquele país”, iniciou o ex-presidente.

“É nos momentos de crise que conhecemos os verdadeiramente grandes. E nessas horas o povo desta ilha sempre se agiganta diante do mundo”, continuou.

Cuba enviou um grupo de 52 médicos e enfermeiros à região de Lombardia, na Itália, para auxiliar no combate à doença. Os profissionais foram recebidos com aplausos ao desembarcar no local no domingo (22). O grupo vai se unir a 12 médicos chineses que já estavam na região atendendo a população em um hospital de campanha na região de Bérgamo, capital da Lombardia, província com maior número de contaminados pela Covid-19.

Em outro trecho, Lula lembra da importância do Mais Médicos, programa que foi atacado pelo presidente Jair Bolsonaro desde antes de assumir a Presidência. “O povo brasileiro será eternamente agradecido pelo papel que tiveram em nosso programa Mais Médicos, numa cooperação que salvou incontáveis vidas e muito ensinou aos nossos próprios profissionais de saúde”, disse Lula.

Confira a carta completa:

São Bernardo, Brasil,
23 de março de 2020

Querido presidente Miguel Díaz-Canel,

Escrevo para falar sobre a emoção que senti ao ver a imagem dos médicos cubanos chegando à Itália, para ajudar no socorro às vítimas da pandemia de coronavírus naquele país.

Mais uma vez o governo e o povo de Cuba dão ao mundo um exemplo de solidariedade, ultrapassando todas as barreiras, sejam de natureza econômica, geográfica ou política.

É nos momentos de crise que conhecemos os verdadeiramente grandes. E nessas horas o povo desta ilha sempre se agiganta diante do mundo.

A solidariedade ativa, militante e revolucionária de Cuba já se fez presente em diversas partes do mundo, numa resposta altiva e soberana aos que tentam lhe impor o bloqueio econômico e o isolamento político.

O povo brasileiro será eternamente agradecido pelo papel que tiveram em nosso programa Mais Médicos, numa cooperação que salvou incontáveis vidas e muito ensinou aos nossos próprios profissionais de saúde.

Aquela cooperação foi brutalmente interrompida por um governo mesquinho com o povo e cegado por uma ideologia individualista e desumana.

Neste momento de crise com o coronavírus, infelizmente da maneira mais sofrida para nosso povo, todos estão tendo de reconhecer a falta que nos faz a ação dos companheiros médicos cubanos.

Peço, querido companheiro Díaz-Canel, que transmita aos cubanos e cubanas, especialmente aos cientistas e profissionais da saúde que estão nessa luta pela vida ao redor do mundo, o reconhecimento, admiração e gratidão do povo brasileiro.

Estaremos juntos, sempre, até a vitória.

Luiz Inácio Lula da Silva


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum