Fiocruz: 21 estados têm níveis médios ou críticos de ocupação das UTIs por causa da Covid-19

É a maior taxa desde julho do ano passado, quando haviam 3 registros de ocupação crítica e 15 médias. Estudo leva em conta as taxas de ocupação de UTIs com pacientes diagnosticados com Covid-19

Levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta quinta-feira (14) pelo portal Uol, revela que 21 estados, além da cidade do Rio de Janeiro, têm hoje níveis médios ou críticos de ocupação. É a maior taxa desde julho do ano passado, quando haviam 3 registros de ocupação crítica e 15 médias.

Segundo o comitê Observatório Covid-19, ligado à FioCruz, a situação crítica se dá quando uma localidade supera 80% da ocupação dos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) – o que ocorre em Amapá, Espírito Santo, Pernambuco, Matro Grosso do Sul, Roraima e Distrito Federal. A capital fluminense tem 100% de ocupação nos leitos de UTI destinados à Covid-19.

No total, segundo dados do dia 4 de janeiro, das 28 localidades analisadas, 7 estavam em estado crítico, 15 com média ocupação e 6 em baixa.

A Fiocruz levou em conta os dados do Rio de Janeiro devido a sede estar localizada na cidade. O estudo foca, além da cidade, os 26 estados e o Distrito Federal.

Avatar de Plinio Teodoro

Plinio Teodoro

Jornalista, editor de Política da Fórum, especialista em comunicação e relações humanas.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR