Irmã de Criolo morre em decorrência da covid-19 em São Paulo

Cleane Gomes lecionava no CapsArts (Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú)

Cleane Gomes, professora municipal de São Paulo, artista circense e irmã do rapper Criolo, morreu em decorrência da covid-19 no último sábado (5), aos 39 anos.

De acordo com o Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo), ela lecionava no CapsArts (Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú).

A poetisa Maria Vilani, lamentou a morte da filha em sua conta do Instagram e disse que sempre sonhou em ser mãe de uma menina. Ela é mãe de Kleber (o Criolo), Clayton, Cleon e, depois, de Maria Aparecida.

“Papai do céu presenteou-me com dois meninos maravilhosos, e depois de sete anos você chegou, depois de uma gravidez muito difícil, pois parecia que você não queria vir a esse mundo, mas aceitou a missão para fazer-me feliz. Você chegou por meio de parto normal, o mais suave possível, o parto que menos doeu. Você iluminou a minha vida de sofredora de favela, e por você seu pai moveu o mundo para sairmos da favela, quando você completou quatro meses de vida nesse Planeta saímos da favela.”

Maria Vilani lembrou que, com a chegada da filha, todo a família se encontrou no caminho da música com os dois filhos na aula de violão.

“Você foi embalada com muito carinho por mim, seu pai e seus irmãos, você era a nossa princesinha, e para a sua avó paterna você era um raio de sol. Minha filha, você foi boa mãe, boa filha, boa irmã, magnífica tia, uma excelente amiga e professora, uma grande artista circense e cênica, artista plástica, compositora e poeta das boas. Dona de um coração maior que o corpo. Aprendi muito com você”, escreveu.

Maria Vilani disse ainda não se revoltar com a morte da filha aos 39 anos.

“Não sinto revolta pela pandemia, nem pelo descaso do governo em relação às vacinas, porque sinto no meu coração e na minha alma que você partiu no seu momento de partir. Se não fosse a covid-19, seria qualquer outro motivo. Você realmente terminou a sua missão nesse plano, em 05 de junho de 2021. Seria egoísmo não aceitar a sua libertação. O que lamento nesse momento é mandar esse texto para o mundo, sem a sua revisão, você revisava tudo antes de eu postar nas redes sociais, o texto vai cheio de erros, mas cheio de amor, aceitação e resignação”, encerrou.

Fim da greve

Professores da rede municipal de ensino decidiram na noite desta segunda-feira (7) suspender a greve que já durava 117 dias na cidade de São Paulo. Os docentes aprovaram a última proposta da gestão Ricardo Nunes (MDB) e vão retornar às atividades presenciais, atualmente limitada a 35% de ocupação nas escolas por causa da pandemia de covid-19.

Profissionais da Educação protestaram em frente à Câmara Municipal, nesta segunda-feira, exigindo a vacinação geral dos professores. Eles lamentaram a morte de colegas vítimas da doença, entre elas Cleane Gomes.

Avatar de Julinho Bittencourt

Julinho Bittencourt

Jornalista, editor de Cultura da Fórum, cantor, compositor e violeiro com vários discos gravados, torcedor do Peixe, autor de peças e trilhas de teatro, ateu e devoto de São Gonçalo - o santo violeiro.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR