Miguel Nicolelis acredita que Brasil pode não ter carnaval novamente em 2022

O coordenador do comitê científico do Consórcio Nordeste têm defendido a adoção de um lockdown nacional desde o início do ano

Miguel Nicolelis | Divulgação
Escrito en CORONAVÍRUS el

O médico e pesquisador Miguel Nicolelis, coordenador do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, disse nesta quinta-feira (18) que é possível que o Brasil não possa realizar o carnaval de 2022 em razão da pandemia do novo coronavírus.

"“Se nada for feito, se continuarmos com esses índices crescendo, com essas curvas crescendo assustadoramente, se as pessoas acharam que não ter carnaval em 2021 foi grave, a possibilidade da gente não ter carnaval em 2022 começa a ser real", disse o cientista em entrevista à TV Bahia.

"Essa situação parece que pode perdurar ao longo de todo o ano de 2021. É importante que a gente deixe isso claro: se nada for feito, não haverá solução com medidas paliativas que são conhecidas como sendo ineficazes em todo o mundo, como o toque de recolher”, completou.

O governo da Bahia, comandado por Rui Costa (PT), anunciou na última terça-feira (16) que o estado entrará em regime de toque de recolher entre 22h e 6h a partir de sexta-feira (19) com o objetivo de conter a propagação da doença.

Nicolelis tem sido enfático na defesa de um isolamento social rígido (lockdown) em todo o território nacional desde o início de janeiro. “Acabou. A equação brasileira é a seguinte: Ou o pais entra num lockdown nacional imediatamente, ou não daremos conta de enterrar os nossos mortos em 2021”, escreveu o pesquisador no Twitter.

Com informações do G1 e do Correio