Moradores fazem lockdown voluntário em assentamento no Piauí para proteger idosos da Covid-19

Além de São Luís, no Maranhão, Belém e mais nove cidades do Pará também adotaram a medida contra o vírus

Arquivo pessoal/Carmem Pereira
Escrito en CORONAVÍRUS el

Moradores do assentamento de Araras, no município Amarante, no Piauí, fizeram um lockdown para proteger os cerca de 50 idosos da comunidade, assim como outras pessoas do grupo de risco, durante a pandemia do coronavírus.

A medida busca evitar a entrada de estranhos no local e, para isso, moradores construíram uma cerca de arames farpados. Há ainda um comunicado que diz: "Comunicamos a todos que estamos proibindo a entrada de estranhos em nossa comunidade devido à pandemia de Covid-19. Aos casos de exceção, por favor usem máscaras. Gratos pela compreensão #FiquemEmCasa".

Moradores também têm se preocupado em fazer plantões em frente à entrada do assentamento 24h por dia. Só é permitido a entrada de profissionais da saúde, segurança e justiça, desde que estejam usando máscara.

A comunidade de Araras existe há mais de 20 anos e produz mandioca, milho, feijão, para consumo próprio e também para comercialização. Contudo, atualmente tem se mantido através do auxílio do governo e de doações de cestas básicas.

Nesta quinta-feira (7), Belém e outras nove cidades do Pará decretaram lockdown contra o coronavírus. O objetivo é aumentar os índices de isolamento social durante a pandemia.

O Pará é o segundo estado do país a adotar a medida. A cidade de São Luís, no Maranhão, também adotou o bloqueio total nesta terça-feira (5).

Com informações do G1.