O que o brasileiro pensa?
24 de março de 2020, 13h55

Nova MP é “escárnio” de Bolsonaro, diz José Guimarães sobre limitar acesso à informação

Presidente editou a MP 928 de forma a restringir acesso à informação "nos órgãos ou nas entidades da administração pública" durante a pandemia do coronavírus

Foto: Gustavo Bezerra

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) criticou neste terça-feira (23) a decisão do presidente Jair Bolsonaro em restringir a Lei de Acesso à Informação (LAI) ao suspender os prazos de resposta da plataforma durante a pandemia do coronavírus. A LAI é um dos principais mecanismos para garantir a transparência da gestão pública.

“É mais um escárnio do presidente Bolsonaro. O que ele quer é impedir o acesso à informação, um direito constitucional de qualquer cidadão brasileiro, seja ele político, empresário, funcionário. Qualquer cidadão brasileiro tem o direito de receber informações da administração pública”, criticou o deputado.

“Essa MP é mais um absurdo que nós vamos ter que derrotar e devolver ao presidente da República. Tudo isso que Bolsonaro está fazendo é sonegação de informação. Isso é um verdadeiro escândalo, nós não temos que aceitar”, continuou.

A edição feita por Bolsonaro da MP 928 decreta que “ficarão suspensos os prazos de resposta a pedidos de acesso à informação nos órgãos ou nas entidades da administração pública cujos servidores estejam sujeitos a regime de quarentena, teletrabalho ou equivalentes”. Outro trecho diz ainda que “não serão conhecidos os recursos interpostos contra negativa de resposta a pedido de informação negados com fundamento no disposto no § 1º”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum