O que o brasileiro pensa?
10 de junho de 2020, 19h06

OMS descarta possibilidade de vacina contra o coronavírus ser distribuída ainda em 2020

Diretora do organismo explicou que “não importa o quão rápido sejamos em desenvolver o produto, porque ainda há muitos processos necessários para se comprovar que ele seja seguro, antes de colocá-lo à disposição”

Reprodução/TV estatal chinesa

Em entrevista para a revista britânica The Economist, publicada nesta quarta-feira (10), a diretora do Departamento de Saúde Pública e Meio Ambiente da OMS (Organização Mundial da Saúde), María Neira, descartou a possibilidade de que uma vacina contra o novo coronavírus esteja disponível ainda durante este ano.

“(A vacina) levará 10 ou 12 meses para chegar. Talvez, numa visão mais otimista, chegará no início do próximo ano, para este ano é muito difícil”, enfatizou a médica.

Neira explicou que, “não importa o quão rápido sejamos em desenvolver o produto, porque ainda há muitos processos necessários para se comprovar que ele seja seguro, antes de colocá-lo à disposição”.

No entanto, ela previu que “é muito provável que, em breve, tenhamos boas notícias sobre tratamentos para a covid-19”.

A diretora também comentou sobre a polêmica da hidroxicloroquina, e disse que que a OMS retomou a pesquisa com este medicamento, após uma suspensão temporária devido a um possível aumento do risco de morte e doenças cardíacas.

“Ainda estamos observando o uso desse medicamento. Por enquanto, ele não está sendo recomendado (pela OMS, oficialmente), porque estamos avaliando sua efetividade, mas entendemos que cada país tem sua própria determinação a esse respeito, baseadas em suas próprias pesquisas”, completou Neira.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum