Otto Alencar dá aula sobre Covid a Nise Yamaguchi e detona cloroquina: “Brincou com a saúde do povo”

Médica não soube responder parte das perguntas sobre o vírus. Para o senador, "gabinete paralelo" era 'arca de Noé, só que sem Noé para conduzir'

Durante sua fala na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, nesta terça-feira (1º), o médico e senador Otto Alencar (PSD-BA) questionou a capacidade da oncologista Nise Yamaguchi para tratar do combate à Covid-19.

O parlamentar fez diversas perguntas a ela sobre o histórico do vírus, assim como as diferenças entre vírus e protozoários, mas ficou sem resposta em parte delas. O parlamentar então acusou a profissional de não ter o preparo necessário para atuar na condução da pandemia.

“A senhora não estava preparada para participar do ‘gabinete paralelo’ – uma arca de Noé tratando da ciência no Brasil, só que não tinha Noé na arca para conduzir”, afirmou o senador. Na sequência, ele fez perguntas à médica sobre o histórico do SARS-CoV, vírus relacionado ao coronavírus, mas a depoente não soube responder.

“A senhora foi aleatória, simplória, não se aprofundou na matéria. Vírus não se evita com nenhum medicamento. Os vírus, quando passa uma doença para uma pessoa, só pode ser através de vacina, para dar imunidade à pessoa. O vírus penetra, mesmo tomando medicamento”, explicou o parlamentar.

O senador tem reforçado em suas falas na CPI que a cloroquina e outros medicamentos do “tratamento precoce” são ineficazes contra a Covid-19 por agirem contra protozoários, e não contra vírus. Ele também criticou a defesa que a médica fez da “imunidade de rebanho”.

“Não queria constranger a senhora, mas a senhora não saber responder absolutamente nada. Não soube dizer o que é um vírus e o que é um protozoário. Qualquer menino de segundo ano, de terceiro ano, – eu fui professor de química e biologia – isso aí é bê-a-bá. A senhora jogou no escuro com um grupo de pessoas que não sabiam nada da doença. A senhora brincou com a saúde do povo brasileiro”, criticou o senador.

Assista a um trecho da fala do senador:

Avatar de Luisa Fragão

Luisa Fragão

Jornalista.

Você pode estar junto nesta luta

Fórum é um dos meios de comunicação mais importantes da história da mídia alternativa brasileira e latino-americana. Fazemos jornalismo há 20 anos com compromisso social. Nascemos no Fórum Social Mundial de 2001. Somos parte da resistência contra o neoliberalismo. Você pode fazer parte desta história apoiando nosso jornalismo.

APOIAR