O que o brasileiro pensa?
16 de julho de 2020, 15h01

Pazuello pressiona Fiocruz a alterar protocolo para receitar cloroquina em tratamento precoce da Covid

Documento exige ampliação do uso do medicamento para os primeiros dias dos sintomas da doença. Segundo a pasta, uso precoce evitaria internações hospitalares

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde, sob gestão do general Eduardo Pazuello, enviou um ofício no dia 29 de junho à presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para pressionar uma mudança de protocolo em relação ao tratamento da Covid-19.

A pasta quer a inclusão da cloroquina como medicamento recomendado para o “tratamento precoce” de pacientes infectados, ou seja, logo nos primeiros dias dos sintomas.

“Considerando as orientações do Ministério da Saúde para o tratamento medicamentoso da Covid-19 em grau leve, moderado e grave, venho por meio deste enfatizar a importância do tratamento precoce, ao início dos sintomas de pacientes com diagnóstico clínico dessa doença”, diz o texto, assinado pelo secretário de Atenção Especializada em Saúde, Luiz Otavio Franco Duarte.

Atualmente, o protocolo de orientação para médicos sobre o uso do medicamento engloba casos leves, moderados e graves. Entre os sintomas leves listados pelo governo, estão coriza, diarreia, dor abdominal, febre e tosse.

De acordo com o ofício do Ministério da Saúde, o uso precoce do medicamento busca “reduzir o número de casos que cheguem a necessitar de internação hospitalar para tratamento de síndromes de pior prognóstico”. A cloroquina, no entanto, não é uma droga que tem comprovação científica de sua eficácia.

Notícias relacionadas


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum

#tags