Piñera decreta Estado de Catástofre no Chile por 90 dias

A partir das 0h desta quinta-feira, o país passa a ter uma série de restrições, que incluem a intervenção militar e nomeação de autoridades militares em todas as províncias

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Escrito en CORONAVÍRUS el

O presidente chileno Sebastián Piñera decretou Estado de Catástrofe no país durante os próximos 90 dias, para enfrentar a epidemia do coronavírus.

A partir das 0h desta quinta-feira (19), o país andino passará a enfrentar uma série de restrições, que incluem a intervenção militar no país mais profunda que a decretada durante o início da revolta social no país, em outubro de 2019, já que, além do toque de recolher, também haverá a nomeação de autoridades militares em todas as províncias.

Além do toque de recolher, também haverá restrições à reuniões entre pessoas e penas de prisão àqueles que não cumprirem a quarentena.

Outro tema importante, no contexto da revolta social iniciada em outubro, é o plebiscito constitucional, que estava marcado para acontece em 26 de abril, mas que está suspenso e sem nova data, por enquanto.

O presidente chileno afirmou, em declaração no Palácio de La Moneda, que “nestes tempos de crise, a saúde dos chilenos está em jogo, e consequentemente, são momentos que exigem unidade e não divisão, liderança e não dispersão, colaboração e não confronto, responsabilidade e não improvisação, generosidade e não egoísmo”.