Rui Falcão denuncia Bolsonaro à OMS como ameaça ao Brasil e ao mundo

O deputado alega que Bolsonaro e sua equipe violam o Código Sanitário Pan-Americano, ignorando orientações sanitárias e científicas

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) encaminhou à OMS nesta segunda (6) uma denúncia e pedido de providências acerca das atitudes e declarações irresponsáveis de Bolsonaro, que vão contra as recomendações da própria OMS e do Ministério da Saúde.

Rui Falcão alega que Bolsonaro e sua equipe violam o Código Sanitário Pan-Americano, afrontando orientações sanitárias e científicas e colocando em risco a população do Brasil e de todo o mundo.

O parlamentar entende que a campanha “O Brasil não pode parar”, que foi barrada pela Justiça, pode ser qualificada como “atentado à paz e à saúde individual e coletiva pátria” e os pronunciamentos do presidente durante a breve campanha “altamente nocivos à saúde pública nacional e internacional”.

Usando os termos do Regulamento Sanitário Internacional, Falcão solicitou à OMS que obrigue o governo brasileiro a obedecer as recomendações da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e da própria OMS na luta contra o novo coronavírus.

Avatar de Clara Averbuck

Clara Averbuck

Escritora e jornalista, autora de 9 livros.

Em 2021, escolha a Fórum.

Todos os dias Fórum publica de 80 a 100 matérias desde às 6h da manhã até à meia-noite. São 18h de textos inéditos feitos pela equipe de 10 jornalistas da redação e também por mais de três dezenas de colaboradores eventuais.

E ainda temos 3 programas diários no YouTube. O Fórum Café, com Cris Coghi e Plínio Teodoro, o Fórum Onze e Meia, com Dri Delorenzo e este editor, e o Jornal da Fórum, com Cynara Menezes. Além de vários outros programas semanais, como o Fórum Sindical, apresentado pela Maria Frô.

Tudo envolve custos. E é uma luta constante manter este projeto com a seriedade e a qualidade que nos propomos.

Por isso, neste momento que você está renovando suas escolhas e está pensando em qual site apoiar neste ano, que tal escolher a Fórum?

Se fizer isso, além de garantir tranquilidade para o nosso trabalho, você terá descontos de no mínimo 50% nos cursos que já temos em nossa plataforma do Fórum Educação.

É fácil. Clique em apoiar e escolha a melhor forma de escolher a Fórum em 2021.

Renato Rovai
Editor da Revista Fórum

APOIAR