domingo, 20 set 2020
Publicidade

Secretário-geral da ONU afirma que pandemia do coronavírus está “fora de controle”

Português António Guterres destacou que “o surto continua fora de controle (…) e é a ameaça número um à segurança global atualmente”, em entrevista a poucos dias da abertura da Assembleia Geral, na próxima semana

A poucos dias da abertura da 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas (que acontece na próxima terça-feira, 22 de setembro), o secretário-geral da entidade, o português António Guterres, destacou que “o surto continua fora de controle (…) e é a ameaça número um à segurança global atualmente”

“A crise da pandemia é diferente de qualquer outra crise, e por isso a Assembleia Geral (deste ano) também será diferente de qualquer outra”, declarou o diplomata luso, que em seguida lembrou algumas cifras, como a quantidade de casos e de mortes causadas pela infecção covid-19, e destacando que o número de óbitos se aproxima velozmente da marca de 1 milhão – atualmente, está em 939 mil.

Guterres também pediu calma na hora de analisar uma possível solução para a crise sanitária, e descartou que esse cenário possa acontecer em breve. “A vacina por si só não vai acabar com a pandemia, ao menos no curto prazo”, considera o secretário-geral.

Ele também enfatizou a necessidade de “expandir maciçamente as ferramentas novas e existentes” para lidar com novos casos de infecção e fornecer tratamento vital para salvar vidas, “especialmente durante os próximos 12 meses”.

Victor Farinelli
Victor Farinelli
Jornalista formado pela Universidade Católica de Santos, há 15 anos é correspondente na Argentina (2004 e 2005) e no Chile (desde 2006).