Vacinação contra a Covid-19 no Brasil só termina nas eleições, em 2022, diz estudo da USP

Plataforma calcula que a imunização em todo o país será finalizada apenas em 24 de outubro do ano que vem

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Escrito en CORONAVÍRUS el

O Painel de Vacinação da Covid-19, desenvolvido por um consórcio de universidades brasileiras, projeta que a imunização em todo o país será finalizada apenas em 24 de outubro de 2022, em meio às eleições. O sistema utiliza dados públicos para obter o ritmo da vacinação em cada cidade. A projeção corresponde às informações disponíveis até a segunda quinzena de maio.

Em São Paulo, a previsão do painel é que a vacinação seja concluída apenas em 13 de julho de 2023. Até agora, 23% da população do estado recebeu a primeira dose.

Nos cálculos, foi considerado o ritmo de vacinação dos últimos 30 dias, mas a projeção é atualizada de acordo com a chegada de novas vacinas, com o aumento ou a diminuição do ritmo de vacinação, além de outros critérios que impactam a aplicação do imunizante, como a falta de insumos.

O projeto de modelo estatístico foi desenvolvido pela equipe de pesquisadores do consórcio de universidades ModCovid19. O grupo é formado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos (ICMC), da USP, pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade de Campinas (Unicamp), pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada do Rio de Janeiro (IMPA), pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio).

O Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados da UFAL desenvolveu a plataforma, a estrutura foi do CeMEAI e o apoio, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI).