Petra Costa, de “Democracia em Vertigem”, filma em Brasília a CPI do Genocídio

Cineasta indicada ao Oscar faz um filme sobre a pandemia do novo coronavírus

Petra Costa (Foto: Diego Bresani)
Escrito en CULTURA el

A cineasta Petra Costa, indicada ao Oscar por "Democracia em Vertigem" (2019), está fazendo há um ano um novo filme sobre a pandemia do coronavírus. Ela passou os últimos dias acompanhando e filmando senadores que integram a CPI da Covid.

Originalmente o projeto seria um apanhado de depoimentos sobre o confinamento causado pela pandemia. Logo no início da produção, no entanto, ficou claro que a doença estava saindo do controle devido à politização e ao avanço de uma retórica da morte nas redes sociais bolsonaristas.

"Eu acho que a pandemia revela muito do que não era óbvio para todos: essa retórica fascista estava escondida atrás da retórica do ódio pelo diferente, pela esquerda, pelo Partido dos Trabalhadores, pelos artistas, gays, mulheres. O que o coronavírus mostra é que se trata de um ódio pela humanidade. Um desejo pela morte", disse a cineasta, em registro da revista Variety, em maio do ano passado.

Na época da entrevista, o projeto foi apresentado com o título de "Distopia", mas isso pode mudar, conforme a produção ganha novos desdobramentos.

Temas