ENLACE DO ANO

Casamento de Lula e Janja: tradição e regionalismo potiguar em vestido e lembrancinhas

Vestido de noiva escolhido pela socióloga está sendo costurado pelas bordadeiras seridoenses de Timbaúba dos Batista, no Rio Grande do Norte

Tradição e regionalismo potiguar em vestido de Janja e lembrancinhasCréditos: Reprodução / Divulgação redes sociais
Escrito en CULTURA el

O vestido de noiva escolhido pela socióloga Janja da Silva para subir ao altar com o ex-presidente Lula (PT), está sendo costurado pelas bordadeiras seridoenses de Timbaúba do Batista, no Rio Grande do Norte. O casamento está marcado para o dia 18 de maio, em São Paulo.

Com autorização da noiva, o detalhe foi revelado pela estilista Helô Rocha, que assina o modelo longo feito de organza, tecido leve à base de seda, na cor off white.

As bordadeiras Alcilene, Acileide, Kena, Djeane e Aline são algumas das responsáveis pelo o vestido e as lembrancinhas que serão entregues aos convidados. Até a cerimônia, ninguém vai dar mais detalhes do trabalho que durou cerca de um mês e meio.
Em entrevista ao Universa/Uol, Helô Rocha contou que a família materna é da região e sempre teve parcerias com as mulheres que trabalham misturando técnicas: de linha, com máquina de pedal, ponto cheio, Richelieu [que tem efeito semelhante ao de uma renda] e sombreado.

“Quando conversei com a Janja, não vi outro caminho a não ser trabalhar com essas bordadeiras. Acho que tinha que ser um vestido brasileiro, com uma mão de obra especial e regional. Elas deram um toque especial”, revelou.

Segundo a designer, os bordados e riscos personalizados criam uma história dentro do vestido, que ela não quis adiantar para a reportagem Universa/Uol, nem mesmo a temática. “Isso a gente deixa como surpresa.”

Ela também informou que a roupa está na etapa final de produção e provas e receberá ainda outro tipo de bordado, com pontos de luz em cima do bordado de linha. Helô Rocha é conhecida por assinar vestidos para noivas famosas, tendo desenhado modelos usados por Ísis Valverde e Preta Gil, em 2018 e 2015, respectivamente.


Tradição e regionalismo


Os bordados do Seridó fazem parte da cultura do estado e têm grande relevância econômica para os doze municípios que compõem a região potiguar: Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Serra Negra do Norte, Acari, São João do Sabugi, Jardim do Seridó, Ipueira, Cruzeta, São José do Seridó, Jucurutu e Ouro Branco.
Numerosas bordadeiras fazem dessa prática seu sustento. De acordo com a secretaria de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Artesanato de Timbaúba dos Batistas, Salmira Torres, essa atividade é a principal fonte de renda do município, que tem aproximadamente 2.500 habitantes.