CLUBE DO BALANÇO

Clube do Balanço: Morre Marco Mattoli, o reinventor do samba-rock e do suingue

O músico tocou com nomes como Paula Lima, Ivo Meirelles, Seu Jorge, os irmãos Simoninha e Max de Castro, Bebeto e Erasmo Carlos

Marco Matolli.Créditos: Redes Sociais
Escrito en CULTURA el

O músico Marco Mattoli, conhecido como fundador e líder do grupo Clube do Balanço, morreu neste domingo (7), aos 57 anos. De acordo com a nota de falecimento, ele teve uma parada cardíaca. O velório será nesta segunda-feira (8), fechado para amigos e familiares.

De acordo com informações do iG, ele não resistiu a um segundo infarto, duas semanas após o primeiro, que o obrigou a sofrer uma cirurgia para colocação de quatro pontes de safena. O velório do artista acontece esta segunda-feira, em local a ser confirmado.

Mattoli foi o grande responsável nos anos 90, pela retomada do samba-rock, do suingue e do balanço, formas criadas e desenvolvidas na década de 70 por artistas como Jorge Ben Jor, então Jorge Ben, Trio Mocotó entre outros.

Os Guanabaras

Ele começou sua carreira nos anos 1990, quando criou Os Guanabaras. Em 1994, lançou o disco "Balanço é coisa rara". Já em 1999, fundou um segundo grupo, o Clube do Balanço, com o objetivo de resgatar os bailes de samba-rock da década de 1970.

Entre os discos da banda estão "Swing & samba-rock" (2001), "Samba incrementado" (2004), "Pela contramão" (2009), "Menina da janela" (2014) e "Balanço na quebrada", de 2019, que celebrou os 20 anos de carreira do grupo.

Mattoli tocou com nomes como Paula Lima, Ivo Meirelles, Seu Jorge, os irmãos Simoninha e Max de Castro, Bebeto e Erasmo Carlos.

O músico se dedicava a um projeto com gravações da cantora de samba Bernadete. Ele deixou esposa e uma filha.