TELEVISÃO

VÍDEO - Ator consagrado desabafa sobre bolsonarismo de Cássia Kis

Humorista afirmou que tomou consciência política nos tempos da ditadura quando teve a casa invadida e que não entendem pessoa saudosas do regime autoritário

Cássia Kiss, atriz.Ator consagrado desabafa sobre bolsonarismo de Cássia KissCréditos: Reprodução/TV Globo
Escrito en CULTURA el

Na última segunda-feira (23) o ator e humorista Luiz Fernando Guimarães, consagrado nacionalmente na série Os Normais, exibida pela TV Globo, esteve no programa Roda Viva, da TV Cultura, onde falou sobre sua trajetória na televisão e no teatro, além da autobiografia recém lançada, ‘Eu sou uma série de 11 capítulos’. Também discutiu com os jornalistas sobre a situação da cultura no Brasil.

Mas entre tantos assuntos, um em particular chamou a atenção para a extensa entrevista: a política. Quando perguntado, Guimarães relatou que adquiriu consciência política ainda pequeno, nos anos da ditadura militar, quando teve a casa invadida por agentes do estado brasileiro que buscavam o seu irmão mais velho, que participava de grupos guerrilheiros contrários à ditadura. Em seguida foi questionado pela jornalista Débora Miranda sobre as pessoas que ainda hoje sentem-se saudosas do regime e pedem seu retorno.

“Nossa senhora! Existe gente que pede isso?”, espantou-se  Luiz Fernando Guimarães. É claro que a resposta dele não mostrava um choque de surpresa, afinal de contas é sabido que muita gente, inclusive do próprio teatro e televisão, partilha desse pensamento. Nesse sentido, o jornalista Fernando Oliveira, mais conhecido como Fefito, lembrou da participação da consagrada atriz Cássia Kiss, colega de Guimarães na Tv Globo, em atos antidemocráticos que pediam a anulação das eleições e a permanência de Jair Bolsonaro (PL) no poder.

“Eu acho isso bem insano. Conheci a Cássia Kis em um momento único, nas chamadas de fim de ano e fiquei apaixonado por ela”, contou o ator. Na ocasião, Cássia Kis o levou para conhecer seus filhos e ao longo dos anos mantiveram boas relações.

Mas guinada bolsonarista da atriz fez com que ela não fosse mais reconhecida por seus pares. “Não a reconheço. Não sei se a pessoa está louca, não sei o que passou pela cabeça dessa pessoa. Não tem nenhum amigo íntimo que fale assim: ‘Gente, ela não está bem?’. E aí a imprensa dá um foco pra ela e acaba enfatizando esse lado”, lamentou o ator.

Veja o vídeo com o diálogo completo a seguir